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dc.contributor.advisorJerónimo, Carlos Hernandez-
dc.contributor.authorSilva, Miguel Cortês da-
dc.date.accessioned2023-10-30T13:31:26Z-
dc.date.available2023-10-30T13:31:26Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationSilva, M. C. da (2023). Desafios da banca no metaverso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29493por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29493-
dc.description.abstractO metaverso só recentemente tem vindo a ser estudado. Embora não seja um conceito novo, ainda é apenas uma experiência 3D, que diferentes autores acreditam que será uma alavanca de transformação e conversão de conceitos tradicionais. Na revisão da literatura diferentes investigadores procuram explicar como e onde vamos aceder, cientes de que a mediatização será o mais importante catalisador, a par com a confiança e a usabilidade. Na banca, as parcerias já são um modelo de implementação e começam já a existir aprendizagens, podendo a curto prazo, surgir os indicadores que irão comprovar o metaverso como uma realidade virtual que se vai converter num instrumento do dia-a-dia. Esta investigação pretende compreender como a banca, para manter a liderança, tem de antecipar as principais mudanças e de que forma os consumidores e os bancos se vão encontrar no metaverso. Através deste estudo, que contou com a participação de especialistas e stakeholders da banca, constata-se a existência de conhecimento sobre o metaverso, que é associado a marcas nacionais e pode ser um canal de comunicação desde que se confirmem na prática ganhos para os utilizadores. Riscos como a segurança e a desumanização confirmam-se, mas são demonstradas evidências de que o metaverso está a ser uma aposta e pode vingar.por
dc.description.abstractThe metaverse has only recently been studied. Although it's not a new concept, it's just a 3D experiment, which different authors believe will be a lever for transforming and converting traditional concepts. In the literature review, different researchers try to explain how and where we will access it, aware that mediatization will be the most important driver, along with trust and usability. In banking, partnerships are already an implementation model and lessons are already being learned. In the short term, indicators may emerge to prove that the metaverse is a virtual reality that will become an everyday tool. This research aims to understand how banks, to maintain their leadership, must anticipate the main changes and how consumers and banks will meet in the metaverse. This study, which involved experts and stakeholders from the banking sector, shows that there is a lot of knowledge about the metaverse, which is associated with national brands and can be a communication channel if the gains for users are confirmed in practice. Risks such as security and dehumanization are confirmed, but there is evidence that the metaverse is a bet and can succeed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMetaversopor
dc.subjectBanca -- Bankingpor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectRealidade virtual -- Virtual realitypor
dc.subjectBlockchainpor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectSegurança -- Securitypor
dc.subjectRegulamentação -- Regulationpor
dc.subjectMetaversepor
dc.subjectAugmented realitypor
dc.titleDesafios da banca no metaversopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203372450por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
dc.subject.jelL86por
dc.subject.jelG21por
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1G Financial economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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