Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29473
Author(s): Costa, Guilherme José Conceição da
Advisor: Bezerra, Marcelo Moriconi
Date: 21-Nov-2022
Title: A comunicação digital desportiva em plena pandemia Covid-19: Os casos de FC Paços de Ferreira e Rio Ave FC
Reference: Costa, G. J. C. da. (2022). A comunicação digital desportiva em plena pandemia Covid-19: Os casos de FC Paços de Ferreira e Rio Ave FC [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29473
Keywords: Comunicação desportiva
Media sociais -- Social media
Comunicação criativa
Comunicação de crise
Desporto -- Sport
COVID-19
Sports communication
Creative communication
Crisis communication
Abstract: A Covid-19 veio mudar a normal rotina da indústria desportiva. O confinamento imposto pelas entidades governativas levou à interrupção temporária das competições, alterando as dinâmicas diárias de atletas, treinadores, dirigentes e adeptos. Sem qualquer jogo a decorrer, os clubes tiveram de se reinventar no modo de divulgar a sua atividade nas redes sociais para conseguir manter uma certa consistência na publicação online de conteúdo e preservar um contacto regular com o seu público. A presente dissertação tem como objetivo estudar os desafios impostos pela pandemia Covid-19 ao nível das estratégias de Comunicação Digital adotadas pelos clubes para prosseguir o seu trabalho diário online na criação e publicação de conteúdo durante o primeiro confinamento e consequente interrupção da Primeira Liga portuguesa de Futebol – 12 de março a 4 de junho de 2020, para preservar uma certa envolvência com os seus seguidores perante as rápidas e exigentes mudanças nas práticas prosseguidas até então. Para tal objetivo, foi utilizado o estudo de caso de duas equipas que disputaram a Primeira Liga portuguesa de Futebol na época 2019/2020, através da formulação e posterior validação de hipóteses com base no uso da análise de conteúdo e aplicação de entrevistas semiestruturadas para ajudar a perceber melhor as alterações provocadas pela pandemia na gestão das redes sociais Facebook e Twitter para manter uma ligação regular com os adeptos.
Covid-19 has changed the normal routine of the sports industry. The imposed lockdown, lead to a temporary interruption of sporting competitions. This changed the daily dynamics of athletes, coaches, officials and fans. Without any games taking place, clubs had to reinvent themselves in communicating on their social networks in order to be able to keep their consistency in online publications and preserve a regular contact with their audience. The present dissertation aims to study the challenges of Digital Communication during the Covid-19 pandemic. This seeks to understand how clubs adopted their daily online work in creating and publishing content during the first lockdown imposed by the pandemic and consequent interruption of the Portuguese Football League from March 12th to June 4th, 2020 to preserve a certain engagement with their followers facing the rapid and demanding changes in the practices pursued until then. To reach such an objective, it was made a case study about two teams that played in the Portuguese Football League in the 2019/2020 season through the formulation and subsequent validation of hypotheses based on the use of content analysis and application of semi-structured interviews to help better understand the changes caused by the pandemic in the management of social networks Facebook and Twitter to maintain a regular connection with the fans.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Gestão de Novos Media
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_guilherme_conceicao_costa.pdf2,93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.