Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29473
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Marcelo Moriconi-
dc.contributor.authorCosta, Guilherme José Conceição da-
dc.date.accessioned2023-10-21T09:57:46Z-
dc.date.available2023-10-21T09:57:46Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationCosta, G. J. C. da. (2022). A comunicação digital desportiva em plena pandemia Covid-19: Os casos de FC Paços de Ferreira e Rio Ave FC [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29473por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29473-
dc.description.abstractA Covid-19 veio mudar a normal rotina da indústria desportiva. O confinamento imposto pelas entidades governativas levou à interrupção temporária das competições, alterando as dinâmicas diárias de atletas, treinadores, dirigentes e adeptos. Sem qualquer jogo a decorrer, os clubes tiveram de se reinventar no modo de divulgar a sua atividade nas redes sociais para conseguir manter uma certa consistência na publicação online de conteúdo e preservar um contacto regular com o seu público. A presente dissertação tem como objetivo estudar os desafios impostos pela pandemia Covid-19 ao nível das estratégias de Comunicação Digital adotadas pelos clubes para prosseguir o seu trabalho diário online na criação e publicação de conteúdo durante o primeiro confinamento e consequente interrupção da Primeira Liga portuguesa de Futebol – 12 de março a 4 de junho de 2020, para preservar uma certa envolvência com os seus seguidores perante as rápidas e exigentes mudanças nas práticas prosseguidas até então. Para tal objetivo, foi utilizado o estudo de caso de duas equipas que disputaram a Primeira Liga portuguesa de Futebol na época 2019/2020, através da formulação e posterior validação de hipóteses com base no uso da análise de conteúdo e aplicação de entrevistas semiestruturadas para ajudar a perceber melhor as alterações provocadas pela pandemia na gestão das redes sociais Facebook e Twitter para manter uma ligação regular com os adeptos.por
dc.description.abstractCovid-19 has changed the normal routine of the sports industry. The imposed lockdown, lead to a temporary interruption of sporting competitions. This changed the daily dynamics of athletes, coaches, officials and fans. Without any games taking place, clubs had to reinvent themselves in communicating on their social networks in order to be able to keep their consistency in online publications and preserve a regular contact with their audience. The present dissertation aims to study the challenges of Digital Communication during the Covid-19 pandemic. This seeks to understand how clubs adopted their daily online work in creating and publishing content during the first lockdown imposed by the pandemic and consequent interruption of the Portuguese Football League from March 12th to June 4th, 2020 to preserve a certain engagement with their followers facing the rapid and demanding changes in the practices pursued until then. To reach such an objective, it was made a case study about two teams that played in the Portuguese Football League in the 2019/2020 season through the formulation and subsequent validation of hypotheses based on the use of content analysis and application of semi-structured interviews to help better understand the changes caused by the pandemic in the management of social networks Facebook and Twitter to maintain a regular connection with the fans.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação desportivapor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectComunicação criativapor
dc.subjectComunicação de crisepor
dc.subjectDesporto -- Sportpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectSports communicationpor
dc.subjectCreative communicationpor
dc.subjectCrisis communicationpor
dc.titleA comunicação digital desportiva em plena pandemia Covid-19: Os casos de FC Paços de Ferreira e Rio Ave FCpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203119932por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Novos Mediapor
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_guilherme_conceicao_costa.pdf2,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.