Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28861
Autoria: Lima, Maria João Soares Almeida Pedroso de
Orientação: Ávila, Patrícia Durães
Pestana, Maria do Rosário
Data: 21-Jun-2023
Título próprio: Cantar em coro: Expressividade e sociabilidade
Referência bibliográfica: Lima, M. J. S. A. P. de (2022). Cantar em coro: Expressividade e sociabilidade [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28861
Palavras-chave: Cantar em coro
Coros amadores
Práticas culturais expressivas
Práticas artísticas amadoras
Modos de relação com a cultura
Choral singing
Amateur choirs
Expressive cultural practices
Amateur artistic practices
Modes of relating in culture
Resumo: A prática de cantar em grupo, entendida como atividade amadora de expressão artística, é uma prática bastante difundida em Portugal. Seguindo a perspetiva de mundos da arte de Becker (1984) e da proposta de âmbito epistemológico, teórico e metodológico de modos de relação com a cultura (A.F. Costa, 2004), a presente pesquisa tem como objetivo contextualizar esta prática amadora, interpretar os modos de relação dos elementos dos coros com a prática coral e compreender a sua relevância enquanto prática social, em especial as relações de sociabilidade para os elementos dos coros. Em termos metodológicos articulam-se métodos qualitativos, com observação participante e entrevistas, e quantitativos com dois estudos empíricos, autónomos, mas relacionados entre si, de inquérito por questionário: um centrado nos coros (n=503) e outro nos elementos dos coros (n=392). Os resultados a que se chegou relativamente aos coros evidenciam grande dinamismo na sociedade portuguesa, desde logo pela presença em todo o território nacional, pela diversidade de repertórios musicais, número e tipo de vozes, de espaços e contextos de atuação e pelo número de elementos envolvidos. Através de análises estatísticas chegou-se a uma tipologia de coros em seis perfis: local e popular; musicais e jazz; circuito coral; erudito; vozes iguais; e vozes brancas. Conclui-se que os diferentes perfis de cantar em coro são contextos sociais de participação artística e musical expressiva, e constituem-se igualmente como espaços privilegiados de relações sociais muito variadas entre os elementos que os integram. Expressividade musical e sociabilidade são assim constituintes nucleares dos modos de relação dos indivíduos com a prática coral.
Choral singing, as an amateur and artistic activity, is a fairly spread practice in Portugal. Following Becker's perspective of art worlds (1984) as well as the epistemological, theoretical and methodological proposal of modes of relating in culture (A.F. Costa, 2004), this research aims at contextualizing choral singing, interpreting the modes of relating of the choirs' members with the choral practice and understanding its relevance as a social practice, especially in sociability relationships for the choir members. The methodology followed in this research articulates qualitative and quantitative methods, first with participant observation and interviews and them with two questionnaire surveys: one focused on choirs (n=503) and the other on choir members (n=392). The results on choirs’ survey show a great dynamism in the Portuguese society, due to their presence all over the territory, the diversity of musical repertoires, the number and type of voices, the spaces and contexts of musical performances and the number of members involved. Through statistical analysis we reached a mixed voices choir typology: Local and popular; Musicals and jazz; Choral circuit; Erudite. We conclude that different profiles of choir singing are social contexts of artistic expression and musical participation and constitute privileged spaces of varied social relations between the elements that integrate them. Musical expressiveness and sociability are thus core constituents of the modes of relating individuals to choral practices.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_maria_pedroso_lima.pdf9,15 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons