Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2885
Author(s): Gonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendes
Advisor: Simões, Eduardo
Date: 17-Aug-2011
Title: Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
Reference: Gonçalves, R, M. R. M. (2010). Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2885
Keywords: Aprendizagem -- Learning
Formação -- Formation
Transferência de conhecimentos -- Knowledge transfer
Suporte à transferência de aprendizagem
Avaliação da transferência de aprendizagem
Training
Training transfer support
Training transfer evaluation
Abstract: Este projecto visa aumentar o grau de transferência de aprendizagem da formação num grupo composto por 10 indivíduos pertencentes ao departamento de customer service de uma multinacional americana. Para o efeito se proporá o melhoramento de variáveis organizacionais como Suporte da Organização, Suporte da Chefia e Suporte dos Pares, bem como, uma maior Adequação da Formação às Necessidades dos formandos, utilizando diferentes métodos de treino e melhores estratégias pedagógicas. Com esse propósito recolheremos as opiniões do grupo-alvo, obtendo também as perspectivas do seu supervisor, pares e indivíduos pertencentes às estruturas funcionais relacionadas. Com o objectivo de triangular as opiniões, criaremos 5 instrumentos a aplicar em diversos momentos. Ao conduzirmos este projecto, também tencionamos analisar os resultados implicados e o impacto derivado da aplicação dos novos dispositivos metodológicos que se pretende venham a aumentar a transferência da aprendizagem de formação no grupo, melhorando os processos de comunicação e o sucesso global da organização. Assim agindo, retiraremos um outro sentido prático deste trabalho, que consiste na promoção de futuros desenvolvimentos acerca do processo de transferência de aprendizagem da formação no local de trabalho.
This project aims to improve the training transfer level of 10 individuals who compose the customer service department of an American multinational. With that goal we will propose the improvement of organizational variables such as Organizational Support, Supervisor Support and Peers Support, as well as Training Adjustment to the Needs, by using new methods and instructional strategies. We’ll enquire the individuals belonging to the focus group and gather prospects from their supervisor and peers, as well as from functional related structures’ people. With evaluation intentions, we will construct 5 instruments to triangulate respondents’ opinions, which will be applied in different moments. By conducting this project, our goal is also to analyse the implied results and impact caused by the application of the new methodological devices which are intended to increase the transfer of training in the group, improving the communication processes and the organization global success. Acting this way, we’ll acquire another practical meaning from this work, which consists of promoting new future developments on training transfer processes in the workplace.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Comportamento Organizacional
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_ricardina_mendes_goncalves.pdf583,12 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.