Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/28837
Author(s): Bizarro, Fernando José das Neves Martelo
Advisor: Espanha, Rita
Date: 5-May-2023
Title: A rádio em Portugal, do analógico ao digital, uma viagem de 360º
Reference: Bizarro, F. J. das N. M. (2022). A rádio em Portugal, do analógico ao digital, uma viagem de 360º [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28837
Keywords: Rádio -- Radio
Digitalização -- Scanning
Playlist
Música -- Music
Serviço público -- Public service
Podcast
COVID-19
Abstract: Tal como a televisão, a rádio foi sempre considerada como um dos meios de excelência. De origens humildes, e apesar de ser primogénita, a rádio cresceu à sombra da sua “irmã” mais mediática sem nunca, no entanto se ter deixado intimidar. Pelo contrário, soube ser resiliente e adaptou-se aos movimentos sociais e sobretudo às mudanças tecnológicas, formatou mentalidades e deixou-se formatar. Contrariando muitos daqueles que predestinavam o seu desaparecimento, a rádio digitalizou-se e com isso mudou o paradigma comunicacional. A digitalização da rádio provocou uma alteração na forma como nos passámos a relacionar com o meio e levou a que boa parte do setor terciário tivesse de se adaptar a esta “revolução”. Importa, pois, saber até que ponto é que esta mudança, nomeadamente a introdução do conceito “playlist”, influenciou os vários protagonistas que sempre viveram em articulação estreita com o meio rádio, nomeadamente músicos, autores, cantores, produtores de espetáculos, editoras discográficas e respetivos promotores.
Like television, radio has always been considered one of the media of excellence. From humble beginnings, and despite being the first-born, the radio grew up in the shadow of his more mediatic “sister” without ever, however, being intimidated. On the contrary, she knew how to be resilient and adapted to social movements and above all to technological changes, shaped mentalities and allowed itself to be shaped. Contrary to many of those who predestined her disappearance, radio became itself digital, and with that, changed the communication paradigm. The digitalization of radio caused a change in the way we started to relate to the environment and led to a good part of the tertiary sector having to adapt to this “revolution”. It is therefore important to know to what extent this change, namely the introduction of the “playlist” concept, influenced the various protagonists who have always lived in close articulation with the radio environment, namely musicians, authors, singers, show producers, record labels and respective promoters.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_fernando_martelo_bizarro.pdf3,48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons