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dc.contributor.advisorEspanha, Rita-
dc.contributor.authorBizarro, Fernando José das Neves Martelo-
dc.date.accessioned2023-06-28T16:27:54Z-
dc.date.available2023-06-28T16:27:54Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2022-12-
dc.identifier.citationBizarro, F. J. das N. M. (2022). A rádio em Portugal, do analógico ao digital, uma viagem de 360º [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28837por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28837-
dc.description.abstractTal como a televisão, a rádio foi sempre considerada como um dos meios de excelência. De origens humildes, e apesar de ser primogénita, a rádio cresceu à sombra da sua “irmã” mais mediática sem nunca, no entanto se ter deixado intimidar. Pelo contrário, soube ser resiliente e adaptou-se aos movimentos sociais e sobretudo às mudanças tecnológicas, formatou mentalidades e deixou-se formatar. Contrariando muitos daqueles que predestinavam o seu desaparecimento, a rádio digitalizou-se e com isso mudou o paradigma comunicacional. A digitalização da rádio provocou uma alteração na forma como nos passámos a relacionar com o meio e levou a que boa parte do setor terciário tivesse de se adaptar a esta “revolução”. Importa, pois, saber até que ponto é que esta mudança, nomeadamente a introdução do conceito “playlist”, influenciou os vários protagonistas que sempre viveram em articulação estreita com o meio rádio, nomeadamente músicos, autores, cantores, produtores de espetáculos, editoras discográficas e respetivos promotores.por
dc.description.abstractLike television, radio has always been considered one of the media of excellence. From humble beginnings, and despite being the first-born, the radio grew up in the shadow of his more mediatic “sister” without ever, however, being intimidated. On the contrary, she knew how to be resilient and adapted to social movements and above all to technological changes, shaped mentalities and allowed itself to be shaped. Contrary to many of those who predestined her disappearance, radio became itself digital, and with that, changed the communication paradigm. The digitalization of radio caused a change in the way we started to relate to the environment and led to a good part of the tertiary sector having to adapt to this “revolution”. It is therefore important to know to what extent this change, namely the introduction of the “playlist” concept, influenced the various protagonists who have always lived in close articulation with the radio environment, namely musicians, authors, singers, show producers, record labels and respective promoters.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectRádio -- Radiopor
dc.subjectDigitalização -- Scanningpor
dc.subjectPlaylistpor
dc.subjectMúsica -- Musicpor
dc.subjectServiço público -- Public servicepor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.titleA rádio em Portugal, do analógico ao digital, uma viagem de 360ºpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101596529por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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