Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28710
Author(s): | Pereira, C. |
Editor: | Everton V. Machado Duarte D. Braga |
Date: | 2014 |
Title: | A cor da pele e as castas de Goa, antes e depois de o último olhar de Manú Miranda, de Orlando da Costa |
Book title/volume: | Goa portuguesa e pós-colonial: Literatura, cultura e sociedade |
Pages: | 253 - 271 |
Collection title and number: | ACT27 |
Reference: | Pereira, C. (2014). A cor da pele e as castas de Goa, antes e depois de o último olhar de Manú Miranda, de Orlando da Costa. Em E. V. Machado, & D. D. Braga (Eds.). Goa portuguesa e pós-colonial: Literatura, cultura e sociedade (pp. 253-271). Húmus. http://hdl.handle.net/10071/28710 |
ISBN: | 978-989-755-069-0 |
Keywords: | Castas Orlando da Costa Cor da pele Elite -- Elite Colonialismo português -- Portuguese colonialism |
Abstract: | Numa exposição de fotografias sobre os gaudde de Goa em 2006, alguns brâmanes comentaram: “nas fotos mostras que também há raparigas gaudde com a pele clara e bonitas, pensávamos que só havia escuras”. No século XXI este mito continua naturalizado na mentalidade da maioria dos goeses; o de que as castas normalmente consideradas com mais estatuto têm a pele clara por contraste com as castas pouco valorizadas e que têm a pele escura. O objectivo deste texto é analisar o modo como as castas utilizam o argumento da cor da pele, durante o colonialismo português e contemporaneamente, articulando a antropologia e a literatura. Concretamente, analisa o romance etnográfico de Orlando da Costa, O Último Olhar de Manú Miranda (2000), que fornece um importante retrato sócio-histórico de Goa nos anos 1930-40, com o trabalho de terreno que realizei durante um ano no sul de Goa, em 2006-07. |
Peerreviewed: | no |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
bookPart_18294.pdf | 548,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.