Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28476| Author(s): | Tavares, Inês |
| Date: | 2023 |
| Title: | As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica |
| Journal title: | CIDADES, Comunidades e Territórios |
| Number: | Spring Special Issue |
| Pages: | 8-18 |
| Reference: | Tavares, I. (2023). As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica. CIDADES, Comunidades e Territórios, (Spring Special Issue), 8-18. https://doi.org/10.15847/cct.28006 |
| ISSN: | 2182-3030 |
| DOI (Digital Object Identifier): | https://doi.org/10.15847/cct.28006 |
| Abstract: | A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar. Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis? A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| article_hdl28476.pdf | 326,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












