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http://hdl.handle.net/10071/28476
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Tavares, Inês | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T09:20:31Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T09:20:31Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Tavares, I. (2023). As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica. CIDADES, Comunidades e Territórios, (Spring Special Issue), 8-18. https://doi.org/10.15847/cct.28006 | por |
dc.identifier.issn | 2182-3030 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28476 | - |
dc.description.abstract | A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar. Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis? A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-Iscte | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03127%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica | por |
dc.type | article | por |
dc.pagination | 8-18 | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.number | Spring Special Issue | por |
dc.description.version | aceite | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15847/cct.28006 | por |
iscte.journal | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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