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dc.contributor.authorTavares, Inês-
dc.date.accessioned2023-04-24T09:20:31Z-
dc.date.available2023-04-24T09:20:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTavares, I. (2023). As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empírica. CIDADES, Comunidades e Territórios, (Spring Special Issue), 8-18. https://doi.org/10.15847/cct.28006por
dc.identifier.issn2182-3030por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28476-
dc.description.abstractA pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar. Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis? A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-Isctepor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03127%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAs consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: Uma exploração empíricapor
dc.typearticlepor
dc.pagination8-18-
dc.peerreviewedyespor
dc.numberSpring Special Issuepor
dc.description.versionaceitepor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15847/cct.28006por
iscte.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
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