Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27997
Author(s): Reis, M.
Date: 2022
Title: Entre textos e contextos: O ensino de teorias sociológicas
Journal title: Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Volume: 44
Pages: 11 - 27
Reference: Reis, M. (2022). Entre Textos e Contextos: O ensino de teorias sociológicas. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 44, 11-27. http://dx.doi.org/10.21747/08723419/soc44a1
ISSN: 0872-3419
DOI (Digital Object Identifier): 10.21747/08723419/soc44a1
Keywords: Teorias sociológicas
Pluralismo teórico
Obras clássicas
Abstract: Em que edifício teórico se alicerça a visão sociológica do mundo e como a comunicamos, em síntese, aos estudantes no contexto da sua formação básica universitária? Que princípios devem presidir ao processo de apropriação de instrumentos como as teorias sociológicas, que possam revelar-se úteis e relevantes à sua prática científica, profissional e cidadã futura? Haverá “técnicas” para analisar a sociedade ou, antes, experimentação de modelos, formas de pensar concorrentes, com as quais vamos aprendendo a dialogar e afinar o conhecimento sobre a sociedade? Argumenta-se, neste artigo, que o pluri-paradigmatismo teórico deve ser considerado recurso fundamental da formação sociológica, bem como a leitura e o trabalho sobre textos originais, independentemente do estatuto clássico ou contemporâneo desses textos.
What are the theoretical foundations on which we base our sociological view of the world? How do we communicate it, in summary, to students in the context of their basic university training? What principles should guide the process of appropriating instruments such as sociological theories, to prove useful and relevant to future scientific, professional and citizen practice? Are there “techniques” for analyzing society or, rather, experimenting with models, competing ways of thinking, with which we learn to dialogue and refine knowledge about society? This article argues that theoretical pluri-paradigmatism should be considered a fundamental resource for sociological training, as well as reading and working on original texts, regardless of the classic or contemporary status of these texts.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
artigo_92799.pdf326,33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.