Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27864
Autoria: Pedro, I.
Alturas, B.
Laureano, R. M. S.
Data: 2013
Título próprio: A aceitação do moodle em função do carácter mandatório da sua utilização
Título e volume do livro: 2013 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Título do evento: 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2013
Referência bibliográfica: Pedro, I., Alturas, B., & Laureano, R. M. S. (2013). A aceitação do moodle em função do carácter mandatório da sua utilização. In 2013 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 6615869. IEEE.
ISSN: 2166-0727
ISBN: 978-989-98434-0-0
Palavras-chave: E-learning
Educação
Moodle
TAM
Resumo: O objetivo principal deste projeto de investigação consistiu em verificar em que termos a aceitação do sistema de gestão de e-learning, intitulado Moodle, por parte dos alunos do primeiro ano, inscritos na unidade curricular de informática da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE-IPS), podia ser avaliada com recurso ao Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) considerando a intenção de utilização uma variável muda. Utilizaram-se como variáveis externas do modelo (TAM 3) as seguintes quatro: relevância para as funções; demonstração de resultados da utilização; perceção de controlo externo; e ansiedade computacional e os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a uma amostra de 211 alunos inscritos no ano letivo de 2011/12. Os resultados apontaram para a ausência de relação entre a ansiedade computacional e a facilidade de utilização percebida e entre a facilidade de utilização percebida e a utilização do sistema. A demonstração dos resultados obtidos da utilização do Moodle exerce uma influência direta sobre a utilização do Moodle, contrariando os pressupostos teóricos do TAM 3. Com base nos pressupostos enunciados conclui-se que possível avaliar a aceitação do Moodle com base no TAM 3.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_11495.pdf174,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.