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http://hdl.handle.net/10071/27844
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ávila, P. | - |
dc.contributor.author | Aníbal, A. | - |
dc.contributor.editor | Palhares, J. A., and Afonso, A. J. | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T12:17:41Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10T12:17:41Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Ávila, P., & Aníbal, A. (2013). Aprendizagem formal, não formal e informal na Europa. Uma análise a partir do inquérito à Educação e Formação de Adultos coordenado pelo EUROSTAT. In J. A. Palhares, & A. J. Afonso (Orgs.), O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação (vol. 1, pp. 497-512). Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). https://hdl.handle.net/1822/37711 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-27-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/27844 | - |
dc.description.abstract | No quadro de uma abordagem macro à questão da aprendizagem ao longo da vida, consideramos da maior relevância a informação recolhida através do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA), realizado em 2007 e 2011, em 27 países europeus, sob as orientações metodológicas e de conteúdo do EUROSTAT. Estes inquéritos visaram obter dados concretos sobre a participação dos adultos europeus em atividades de aprendizagem formal, não formal e informal. Na presente comunicação propomo-nos apresentar a análise que realizámos a partir dos dados dos dois inquéritos IEFA e que teve como principais objetivos: i) Obter um retrato dos vários países quanto à repartição de modos e processos de aprendizagem; ii) Identificar as especificidades portuguesas ao nível da realização de aprendizagens formais, não formais e informais; iii) Identificar as principais tendências registadas entre 2007 e 2011, para a aprendizagem formal e não formal. Relativamente ao nosso país, e pela possibilidade de acesso aos micro-dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, foi ainda possível aprofundar algumas linhas e pistas de investigação, nomeadamente perceber de um modo mais integrado quais os principais determinantes da aprendizagem informal em Portugal, através da utilização de ferramentas de análise multivariada. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | - |
dc.relation.ispartof | O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Aprendizagem formal | por |
dc.subject | Não-formal e informal | por |
dc.subject | Inquérito à educação e formação de adultos | por |
dc.subject | EUROSTAT | por |
dc.title | Aprendizagem formal, não formal e informal na Europa. Uma análise a partir do inquérito à Educação e Formação de Adultos coordenado pelo EUROSTAT | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Braga | por |
dc.event.date | 2013 | - |
dc.pagination | 497 - 512 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 1 | - |
dc.date.updated | 2023-02-10T12:17:34Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-43561 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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