Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27843
Author(s): | Roldão, C. |
Editor: | Palhares, J. A., and Afonso, A. J. |
Date: | 2013 |
Title: | Educação não formal no sucesso escolar das classes populares |
Volume: | 1 |
Book title/volume: | O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação |
Pages: | 150 - 159 |
Event title: | I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação |
Reference: | Roldão, C. (2013). Educação não formal no sucesso escolar das classes populares. In J. A. Palhares, & A. J. Afonso (Orgs.), O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação (vol. 1, pp. 150-159). Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). https://hdl.handle.net/1822/37711 |
ISBN: | 978-989-8525-27-7 |
Keywords: | Classes populares Sucesso escolar Educação não formal |
Abstract: | Pretende-se dar a conhecer na presente comunicação alguns resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre trajetos escolares de sucesso, de certa forma “inesperados”, nas classes populares. A partir de uma primeira análise de 21 entrevistas a jovens nesse tipo de trajeto, foi possível identificar uma grande diversidade de fatores que procurámos sintetizar numa tipologia ainda provisória. Se as estratégias famíliares e dos próprios jovens são um aspeto relevante desses casos, estas fundam-se frequentemente e quadros de oportunidades e constrangimentos específicos. Aspetos como “a ordem doméstica”, conceito desenvolvido por Lahire numa pesquisa sobre estes trajetos, e a existência de “pequenos capitais” famíliares (capital cultural e social) têm vindo a ser identificados, e são-no também nesta pesquisa, como relevantes para a explicação destes trajetos. Outros contextos e agentes de socialização parecem desempenhar também, em alguns casos, um papel importante para o entendimento dos referidos trajetos, entre eles, os processos de educação não formal. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
conferenceobject_45959.pdf | 438,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.