Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27843
Autoria: Roldão, C.
Editor: Palhares, J. A., and Afonso, A. J.
Data: 2013
Título próprio: Educação não formal no sucesso escolar das classes populares
Volume: 1
Título e volume do livro: O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação
Paginação: 150 - 159
Título do evento: I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação
Referência bibliográfica: Roldão, C. (2013). Educação não formal no sucesso escolar das classes populares. In J. A. Palhares, & A. J. Afonso (Orgs.), O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação (vol. 1, pp. 150-159). Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). https://hdl.handle.net/1822/37711
ISBN: 978-989-8525-27-7
Palavras-chave: Classes populares
Sucesso escolar
Educação não formal
Resumo: Pretende-se dar a conhecer na presente comunicação alguns resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre trajetos escolares de sucesso, de certa forma “inesperados”, nas classes populares. A partir de uma primeira análise de 21 entrevistas a jovens nesse tipo de trajeto, foi possível identificar uma grande diversidade de fatores que procurámos sintetizar numa tipologia ainda provisória. Se as estratégias famíliares e dos próprios jovens são um aspeto relevante desses casos, estas fundam-se frequentemente e quadros de oportunidades e constrangimentos específicos. Aspetos como “a ordem doméstica”, conceito desenvolvido por Lahire numa pesquisa sobre estes trajetos, e a existência de “pequenos capitais” famíliares (capital cultural e social) têm vindo a ser identificados, e são-no também nesta pesquisa, como relevantes para a explicação destes trajetos. Outros contextos e agentes de socialização parecem desempenhar também, em alguns casos, um papel importante para o entendimento dos referidos trajetos, entre eles, os processos de educação não formal.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_45959.pdf438,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.