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http://hdl.handle.net/10071/27745
Autoria: | Santos, C. P. C. Borges, D. Justino, E. Sequeira, A. S. |
Data: | 2017 |
Título próprio: | As alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo no período de 2010 a 2015: O impacto na realidade da UTAD |
Título e volume do livro: | IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios |
Título do evento: | IX Congresso Português de Sociologia |
Referência bibliográfica: | Santos, C. P. C., Borges, D., Justino, E., & Sequeira, A. S. (2017). As alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo no período de 2010 a 2015: O impacto na realidade da UTAD. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios, COM0364. Associação Portuguesa de Sociologia. https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas |
ISBN: | 978-989-97981-3-7 |
Palavras-chave: | Ação social no ensino superior Bolsas de estudos Política pública Democratização Serviço social |
Resumo: | O estudo pretende analisar o impacto das alterações ao regulamento de atribuição das bolsas de estudos a estudantes do ensino superior, com especial enfoque na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no período compreendido entre o ano de 2010 a 2015. Modificações nos procedimentos de análise para a atribuição das bolsas de estudos são identificadas no estado da arte e trazem consequências para os estudantes que necessitam de garantias para verem atendidos os seus direitos no âmbito do acesso às políticas de apoio social no ensino superior. Propõe-se a construção de um quadro analítico sobre os motivos de indeferimento das candidaturas à atribuição de bolsas de estudos e a sua influência sobre a taxa de cobertura, considerando o direito à formação superior no quadro da igualdade de oportunidades. Tendo como campo empírico os Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (SASUTAD) foi utilizada uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa. A metodologia quantitativa teve como material empírico dados secundários de séries estatísticas longas (estatísticas oficiais). A análise qualitativa teve como procedimento a análise documental aos documentos de gestão e a observação participante para contextualizar a intervenção dos assistentes sociais vertidas através de relatórios de visitas domiciliárias e entrevistas a estudantes candidatos a bolsa de estudos. Pretendemos que os resultados contribuam para a compreensão das consequências das alterações à regulamentação dos apoios sociais, sobretudo dos estudantes de grupos sociais vulneráveis, cujo apoio é fundamental para a conclusão dos estudos no ensino superior. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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