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http://hdl.handle.net/10071/27745
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, C. P. C. | - |
dc.contributor.author | Borges, D. | - |
dc.contributor.author | Justino, E. | - |
dc.contributor.author | Sequeira, A. S. | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T15:14:53Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T15:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Santos, C. P. C., Borges, D., Justino, E., & Sequeira, A. S. (2017). As alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo no período de 2010 a 2015: O impacto na realidade da UTAD. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios, COM0364. Associação Portuguesa de Sociologia. https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97981-3-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/27745 | - |
dc.description.abstract | O estudo pretende analisar o impacto das alterações ao regulamento de atribuição das bolsas de estudos a estudantes do ensino superior, com especial enfoque na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no período compreendido entre o ano de 2010 a 2015. Modificações nos procedimentos de análise para a atribuição das bolsas de estudos são identificadas no estado da arte e trazem consequências para os estudantes que necessitam de garantias para verem atendidos os seus direitos no âmbito do acesso às políticas de apoio social no ensino superior. Propõe-se a construção de um quadro analítico sobre os motivos de indeferimento das candidaturas à atribuição de bolsas de estudos e a sua influência sobre a taxa de cobertura, considerando o direito à formação superior no quadro da igualdade de oportunidades. Tendo como campo empírico os Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (SASUTAD) foi utilizada uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa. A metodologia quantitativa teve como material empírico dados secundários de séries estatísticas longas (estatísticas oficiais). A análise qualitativa teve como procedimento a análise documental aos documentos de gestão e a observação participante para contextualizar a intervenção dos assistentes sociais vertidas através de relatórios de visitas domiciliárias e entrevistas a estudantes candidatos a bolsa de estudos. Pretendemos que os resultados contribuam para a compreensão das consequências das alterações à regulamentação dos apoios sociais, sobretudo dos estudantes de grupos sociais vulneráveis, cujo apoio é fundamental para a conclusão dos estudos no ensino superior. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | - |
dc.relation.ispartof | IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Ação social no ensino superior | por |
dc.subject | Bolsas de estudos | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.subject | Democratização | por |
dc.subject | Serviço social | por |
dc.title | As alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo no período de 2010 a 2015: O impacto na realidade da UTAD | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | IX Congresso Português de Sociologia | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Faro | por |
dc.event.date | 2016 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2023-02-06T15:13:41Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-90604 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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