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http://hdl.handle.net/10071/27541
Autoria: | Valério, Heloísa Manzi |
Orientação: | Costa, Cátia Miriam Rosa, Álvaro Augusto da |
Data: | 20-Dez-2022 |
Título próprio: | Multinationals in the pandemic context: The case of Brazilian companies and China |
Referência bibliográfica: | Valério, H. M. (2022). Multinationals in the pandemic context: The case of Brazilian companies and China [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27541 |
Palavras-chave: | COVID-19 Brazil China Multinational firms International business |
Resumo: | The COVID-19 public health crisis and policy efforts to combat it have led to significant
economic and commercial consequences (Evenett, 2020). Multinational enterprises had to
strive to respond to the new reality (Van Assche & Lundan, 2020), particularly companies
doing business with China (Chen et al., 2021). The role of China as a manufacturing hub and
as Brazil´s main trading partner disrupted several companies in the Latin American country.
The closing of borders and confinement measures made trade difficult and more expensive
(Morgan et al., 2021); together with the economic slowdown, the international business in
Brazil faced undeniable challenges. Thus, two research questions were raised to investigate
the main challenges faced and the strategies used by Multinationals in Brazil to overcome the
COVID-19 crisis. In this exploratory study, we used a literature review, questionnaires, and
interviews directed at specific professionals in Brazil who deal with China. The key findings
reflect the main challenges of Brazilian international companies in their business with China
and the strategies they have implemented to overcome them. This study shows how
companies in the same context could reanalyze their operational planning and avoid future
disruptions. A crise de saúde pública do COVID-19 e os esforços políticos para combatê-la levaram a consequências econômicas e comerciais significativas (Evenett, 2020). As empresas multinacionais tiveram que se esforçar para responder à nova realidade (Van Assche & Lundan, 2020), principalmente as empresas que fazem negócios com a China (Chen et al., 2021). O papel da China como polo fabril e principal parceiro comercial do Brasil gerou disrupção para diversas empresas do país latino-americano. O fechamento das fronteiras e as medidas de confinamento tornaram o comércio complicado e mais caro (Morgan et al., 2021), e junto com os resultados da desaceleração econômica, os negócios internacionais no Brasil tiveram desafios inegáveis a enfrentar. Desta forma, foram levantadas duas perguntas de partida para investigar os principais desafios enfrentados e as estratégias utilizadas pelas Multinacionais no Brasil para superar a crise do COVID-19. Este estudo exploratório foi realizado por meio de revisão de literatura, além de questionários e entrevistas direcionados a profissionais específicos no Brasil que lidam com a China. Os principais resultados retidos são os principais desafios das empresas brasileiras internacionais em seus negócios com a China e as estratégias por elas implementadas. Assim, este estudo permite que empresas no mesmo contexto reanalisem seu planejamento operacional e evitem futuras disrupções. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Internacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_heloisa_manzi_valerio.pdf | 445,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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