Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27541
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Cátia Miriam-
dc.contributor.advisorRosa, Álvaro Augusto da-
dc.contributor.authorValério, Heloísa Manzi-
dc.date.accessioned2023-01-27T12:29:39Z-
dc.date.available2023-01-27T12:29:39Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationValério, H. M. (2022). Multinationals in the pandemic context: The case of Brazilian companies and China [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27541por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27541-
dc.description.abstractThe COVID-19 public health crisis and policy efforts to combat it have led to significant economic and commercial consequences (Evenett, 2020). Multinational enterprises had to strive to respond to the new reality (Van Assche & Lundan, 2020), particularly companies doing business with China (Chen et al., 2021). The role of China as a manufacturing hub and as Brazil´s main trading partner disrupted several companies in the Latin American country. The closing of borders and confinement measures made trade difficult and more expensive (Morgan et al., 2021); together with the economic slowdown, the international business in Brazil faced undeniable challenges. Thus, two research questions were raised to investigate the main challenges faced and the strategies used by Multinationals in Brazil to overcome the COVID-19 crisis. In this exploratory study, we used a literature review, questionnaires, and interviews directed at specific professionals in Brazil who deal with China. The key findings reflect the main challenges of Brazilian international companies in their business with China and the strategies they have implemented to overcome them. This study shows how companies in the same context could reanalyze their operational planning and avoid future disruptions.por
dc.description.abstractA crise de saúde pública do COVID-19 e os esforços políticos para combatê-la levaram a consequências econômicas e comerciais significativas (Evenett, 2020). As empresas multinacionais tiveram que se esforçar para responder à nova realidade (Van Assche & Lundan, 2020), principalmente as empresas que fazem negócios com a China (Chen et al., 2021). O papel da China como polo fabril e principal parceiro comercial do Brasil gerou disrupção para diversas empresas do país latino-americano. O fechamento das fronteiras e as medidas de confinamento tornaram o comércio complicado e mais caro (Morgan et al., 2021), e junto com os resultados da desaceleração econômica, os negócios internacionais no Brasil tiveram desafios inegáveis a enfrentar. Desta forma, foram levantadas duas perguntas de partida para investigar os principais desafios enfrentados e as estratégias utilizadas pelas Multinacionais no Brasil para superar a crise do COVID-19. Este estudo exploratório foi realizado por meio de revisão de literatura, além de questionários e entrevistas direcionados a profissionais específicos no Brasil que lidam com a China. Os principais resultados retidos são os principais desafios das empresas brasileiras internacionais em seus negócios com a China e as estratégias por elas implementadas. Assim, este estudo permite que empresas no mesmo contexto reanalisem seu planejamento operacional e evitem futuras disrupções.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectBrazilpor
dc.subjectChinapor
dc.subjectMultinational firmspor
dc.subjectInternational businesspor
dc.titleMultinationals in the pandemic context: The case of Brazilian companies and Chinapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203175859por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivos-
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturas-
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económico-
dc.subject.jelF23por
dc.subject.jelF20por
dc.subject.jel1F International economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_heloisa_manzi_valerio.pdf445,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.