Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27427
Author(s): | Raposo, Lázaro Mateus |
Advisor: | Navarro, Mónica Ribeiro Moreira Pacheco Camacho, Ricardo Guerreiro da Silva Coelho |
Date: | 14-Dec-2022 |
Title: | Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
Reference: | Raposo, L. M. (2022). Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27427 |
Keywords: | Arquitetura -- Architecture Beirute Urbanismo pós catástrofe Porto marítimo -- Seaport Terminal de cruzeiros Beirut Post-disaster urbanism Cruise terminal |
Abstract: | 4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população
de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada,
desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato
de amónio armazenadas no local.
Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou
destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua
relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas
e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de
pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental
onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas
conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de
alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim
a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade
denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende
a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos
problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade
de Beirute.
O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante
na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma
parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste
sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação
da presente tese de mestrado. August 4 of 2020 was a tragic day for the people of Beirut in Lebanon, who once again saw their city affected, this time with the explosion of the port due to tons of ammonium nitrate stored there. Due to this accident, it is urgent to intervene in the port, which was destroyed. Its potential to regenerate the city, exploring its relationship through its various dimensions — historical, ecological and infrastructural — was explored in the design of a detailed plan. The city's port thus becomes an experimental place where new approaches can allow the idealization of new connections between a port infrastructure and the city, and that somehow bring this city a new purpose, thus the proposal to implement a new infrastructure in the city called Walking Beirut. The proposed infrastructure tends to solve mobility issues as well as solving the problems caused by physical and imaginary barriers in the city of Beirut. The new cruise terminal plays a leading role in the urban and architectural regeneration of the seafront, and of a very important part of the economy of both the city and the country. In this sense, it emerges as the corollary of the entire research project of this master's thesis. |
Department: | Departamento de Arquitetura e Urbanismo |
Degree: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_lazaro_mateus_raposo_a.pdf | vertente teórica | 28,63 MB | Adobe PDF | View/Open |
master_lazaro_mateus_raposo_b.pdf | vertente gráfica | 3,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.