Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27427
Autoria: Raposo, Lázaro Mateus
Orientação: Navarro, Mónica Ribeiro Moreira Pacheco
Camacho, Ricardo Guerreiro da Silva Coelho
Data: 14-Dez-2022
Título próprio: Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
Referência bibliográfica: Raposo, L. M. (2022). Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27427
Palavras-chave: Arquitetura -- Architecture
Beirute
Urbanismo pós catástrofe
Porto marítimo -- Seaport
Terminal de cruzeiros
Beirut
Post-disaster urbanism
Cruise terminal
Resumo: 4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada, desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato de amónio armazenadas no local. Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade de Beirute. O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação da presente tese de mestrado.
August 4 of 2020 was a tragic day for the people of Beirut in Lebanon, who once again saw their city affected, this time with the explosion of the port due to tons of ammonium nitrate stored there. Due to this accident, it is urgent to intervene in the port, which was destroyed. Its potential to regenerate the city, exploring its relationship through its various dimensions — historical, ecological and infrastructural — was explored in the design of a detailed plan. The city's port thus becomes an experimental place where new approaches can allow the idealization of new connections between a port infrastructure and the city, and that somehow bring this city a new purpose, thus the proposal to implement a new infrastructure in the city called Walking Beirut. The proposed infrastructure tends to solve mobility issues as well as solving the problems caused by physical and imaginary barriers in the city of Beirut. The new cruise terminal plays a leading role in the urban and architectural regeneration of the seafront, and of a very important part of the economy of both the city and the country. In this sense, it emerges as the corollary of the entire research project of this master's thesis.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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