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http://hdl.handle.net/10071/27412
Autoria: | Frade, Maria Rodrigues |
Orientação: | Moleiro, Carla Roberto, Sandra |
Data: | 19-Dez-2022 |
Título próprio: | Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar |
Referência bibliográfica: | Frade, M. R. (2022). Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27412 |
Palavras-chave: | Aculturação -- Acculturation Adaptação -- Adaptation Crianças migrantes Brincar Educação -- Education Migrant children Play |
Resumo: | As migrações, e o subsequente contacto entre culturas, marcam a era da globalização que
atravessamos. Muitos dos intervenientes neste fenómeno são crianças, que veem os seus
processos de desenvolvimento marcados por experiências migratórias. Neste sentido, importa
conhecer os fatores envolvidos nos seus processos de adaptação e aculturação, de forma a
desenvolver boas-práticas que os promovam. Uma vez que estes processos decorrem das
relações recíprocas entre as crianças migrantes e os contextos em que se insere, dos mais
proximais aos mais distais, utilizou-se o Modelo Integrativo de Risco e Resiliência de Suárez-
Orozco et al. (2018), de base sistémica, para facilitar a sua conceptualização e análise.
Considerando brincar como uma ferramenta-chave na compreensão dos mundos internos das
crianças e um contexto no qual são agentes dos seus próprios processos de socialização,
pretende-se, na presente investigação, explorar a associação entre brincar e os processos de
adaptação e aculturação das crianças migrantes. Com este objetivo, adotou-se uma metodologia
qualitativa mista, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com técnicos educacionais
e observação participante com crianças migrantes, em contexto de recreio. Através da análise
temática dos dados, os principais resultados apontam para uma relação bi-direcional entre os
conceitos de base desta investigação - brincar e aculturação. Seguindo uma linha sistémica,
discutem-se os resultados à luz da literatura, de forma a identificar recursos e orientações para
a promoção de processos de aculturação e adaptação positivos. Migrations, and the contact between different cultures, characterize the era of globalization we are living through. Many of the participants in this phenomenon are children, who see their development processes marked by migratory experiences. In this sense, it is important to know the factors involved in their adaptation and acculturation processes, in order to develop good practices that promote them. Since these processes stem from the reciprocal relationships between migrant children and their contexts, from the most proximal to the most distal, the systemic-based Integrative Model of Risk and Resilience by Suárez-Orozco et al. (2018) was used to facilitate its conceptualization and analysis. Considering play as a key tool in understanding children's internal worlds and a context in which they are agents of their own socialization processes, it is intended in the present research to explore the association between play and the adaptation and acculturation processes of migrant children. To this end, a mixed qualitative methodology was adopted. There were conducted semi-structured interviews with educational technicians and participant observations with migrant children in a playground context. Through thematic analysis of the data, the main results point to a bi-directional relationship between the basic concepts of this research - play and acculturation. Following a systemic line, the results are discussed in the light of the literature in order to identify resources and guidelines for the promotion of positive acculturation and adaptation processes. |
Designação do Departamento: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_maria_rodrigues_frade.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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