Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27412
Author(s): Frade, Maria Rodrigues
Advisor: Moleiro, Carla
Roberto, Sandra
Date: 19-Dec-2022
Title: Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
Reference: Frade, M. R. (2022). Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27412
Keywords: Aculturação -- Acculturation
Adaptação -- Adaptation
Crianças migrantes
Brincar
Educação -- Education
Migrant children
Play
Abstract: As migrações, e o subsequente contacto entre culturas, marcam a era da globalização que atravessamos. Muitos dos intervenientes neste fenómeno são crianças, que veem os seus processos de desenvolvimento marcados por experiências migratórias. Neste sentido, importa conhecer os fatores envolvidos nos seus processos de adaptação e aculturação, de forma a desenvolver boas-práticas que os promovam. Uma vez que estes processos decorrem das relações recíprocas entre as crianças migrantes e os contextos em que se insere, dos mais proximais aos mais distais, utilizou-se o Modelo Integrativo de Risco e Resiliência de Suárez- Orozco et al. (2018), de base sistémica, para facilitar a sua conceptualização e análise. Considerando brincar como uma ferramenta-chave na compreensão dos mundos internos das crianças e um contexto no qual são agentes dos seus próprios processos de socialização, pretende-se, na presente investigação, explorar a associação entre brincar e os processos de adaptação e aculturação das crianças migrantes. Com este objetivo, adotou-se uma metodologia qualitativa mista, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com técnicos educacionais e observação participante com crianças migrantes, em contexto de recreio. Através da análise temática dos dados, os principais resultados apontam para uma relação bi-direcional entre os conceitos de base desta investigação - brincar e aculturação. Seguindo uma linha sistémica, discutem-se os resultados à luz da literatura, de forma a identificar recursos e orientações para a promoção de processos de aculturação e adaptação positivos.
Migrations, and the contact between different cultures, characterize the era of globalization we are living through. Many of the participants in this phenomenon are children, who see their development processes marked by migratory experiences. In this sense, it is important to know the factors involved in their adaptation and acculturation processes, in order to develop good practices that promote them. Since these processes stem from the reciprocal relationships between migrant children and their contexts, from the most proximal to the most distal, the systemic-based Integrative Model of Risk and Resilience by Suárez-Orozco et al. (2018) was used to facilitate its conceptualization and analysis. Considering play as a key tool in understanding children's internal worlds and a context in which they are agents of their own socialization processes, it is intended in the present research to explore the association between play and the adaptation and acculturation processes of migrant children. To this end, a mixed qualitative methodology was adopted. There were conducted semi-structured interviews with educational technicians and participant observations with migrant children in a playground context. Through thematic analysis of the data, the main results point to a bi-directional relationship between the basic concepts of this research - play and acculturation. Following a systemic line, the results are discussed in the light of the literature in order to identify resources and guidelines for the promotion of positive acculturation and adaptation processes.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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