Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27409
Author(s): Freitas, André José Apura de
Advisor: Santos, Filipe Alexandre Azinhais dos
Santana, Pedro Figueiredo
Date: 19-Dec-2022
Title: Aplicação de representações gráficas de videojogos para amplificação de co-presença em visitas a casas virtuais
Reference: Freitas, A. J. A. de. (2022). Aplicação de representações gráficas de videojogos para amplificação de co-presença em visitas a casas virtuais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27409
Keywords: Co-presença
Ambiente virtual
Jogo de vídeo
Interação colaborativa
Co-presence
Virtual environment
Video games
Collaborative interaction
Abstract: Na vida real, um indivíduo consegue observar, através da visão, o espaço que o rodeia. O espaço contém vários aspetos (e.g., objetos, mobílias) que, por sua vez, transmitem informação visual ao indivíduo, dando-lhe a ideia de que este está realmente presente dentro do espaço. O espaço pode ser preenchido por indivíduos adicionais que visam também observar o que os rodeia. Assim, os indivíduos sentem-se presentes no espaço, assim como em co-presença. É possível replicar esta sensação em ambientes virtuais, através de representações gráficas, que revelam avatares digitais dos indivíduos. Os videojogos são um exemplo disso ao exibirem várias representações gráficas que não só identificam o estado dos seus ambientes virtuais, como também identificam a presença de outros jogadores. Esta dissertação foca-se no desenvolvimento de uma aplicação dedicada a visitas de casas virtuais em grupo, que inclui representações gráficas dos videojogos, para a formação e amplificação da sensação de co-presença. Os testes realizados com trinta e três pessoas, no âmbito desta dissertação, indicam que estas representações enriquecem a sensação de co-presença e desencadeiam novas interações colaborativas. Com isto, as representações gráficas conseguem melhorar a experiência dos utilizadores ao visitar casas virtuais em grupo, proporcionando e amplificando a sensação de co-presença.
In real life, an individual can observe, through vision, the space that surrounds him. The space contains various aspects (e.g., objects, furniture), which in turn convey visual information to the individual, giving the idea that he is really present within the space. The space can be filled by additional individuals who also aim to observe their surroundings. Thus, individuals feel present in space, as well as in co-presence. It is possible to replicate this feeling of co-presence in virtual environments through graphic representations that reveal digital avatars of individuals. Video games are an example of this by displaying various graphic representations that not only identify the state of their virtual environments, but also identify the presence of other players. This dissertation focuses on the development of an application dedicated to group virtual home visits, which includes graphic representations of videogames for training and amplification of the feeling of co-presence. Tests carried out with thirty-three people within the scope of this dissertation indicate that these representations enrich the feeling of co-presence and trigger new collaborative interactions. With this, the graphical representations manage to improve the users’ experience when visiting virtual houses in a group, providing and amplifying the feeling of co-presence.
Department: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Degree: Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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