Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27409
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Filipe Alexandre Azinhais dos-
dc.contributor.advisorSantana, Pedro Figueiredo-
dc.contributor.authorFreitas, André José Apura de-
dc.date.accessioned2023-01-24T15:05:16Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationFreitas, A. J. A. de. (2022). Aplicação de representações gráficas de videojogos para amplificação de co-presença em visitas a casas virtuais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27409por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27409-
dc.description.abstractNa vida real, um indivíduo consegue observar, através da visão, o espaço que o rodeia. O espaço contém vários aspetos (e.g., objetos, mobílias) que, por sua vez, transmitem informação visual ao indivíduo, dando-lhe a ideia de que este está realmente presente dentro do espaço. O espaço pode ser preenchido por indivíduos adicionais que visam também observar o que os rodeia. Assim, os indivíduos sentem-se presentes no espaço, assim como em co-presença. É possível replicar esta sensação em ambientes virtuais, através de representações gráficas, que revelam avatares digitais dos indivíduos. Os videojogos são um exemplo disso ao exibirem várias representações gráficas que não só identificam o estado dos seus ambientes virtuais, como também identificam a presença de outros jogadores. Esta dissertação foca-se no desenvolvimento de uma aplicação dedicada a visitas de casas virtuais em grupo, que inclui representações gráficas dos videojogos, para a formação e amplificação da sensação de co-presença. Os testes realizados com trinta e três pessoas, no âmbito desta dissertação, indicam que estas representações enriquecem a sensação de co-presença e desencadeiam novas interações colaborativas. Com isto, as representações gráficas conseguem melhorar a experiência dos utilizadores ao visitar casas virtuais em grupo, proporcionando e amplificando a sensação de co-presença.por
dc.description.abstractIn real life, an individual can observe, through vision, the space that surrounds him. The space contains various aspects (e.g., objects, furniture), which in turn convey visual information to the individual, giving the idea that he is really present within the space. The space can be filled by additional individuals who also aim to observe their surroundings. Thus, individuals feel present in space, as well as in co-presence. It is possible to replicate this feeling of co-presence in virtual environments through graphic representations that reveal digital avatars of individuals. Video games are an example of this by displaying various graphic representations that not only identify the state of their virtual environments, but also identify the presence of other players. This dissertation focuses on the development of an application dedicated to group virtual home visits, which includes graphic representations of videogames for training and amplification of the feeling of co-presence. Tests carried out with thirty-three people within the scope of this dissertation indicate that these representations enrich the feeling of co-presence and trigger new collaborative interactions. With this, the graphical representations manage to improve the users’ experience when visiting virtual houses in a group, providing and amplifying the feeling of co-presence.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCo-presençapor
dc.subjectAmbiente virtualpor
dc.subjectJogo de vídeopor
dc.subjectInteração colaborativapor
dc.subjectCo-presencepor
dc.subjectVirtual environmentpor
dc.subjectVideo gamespor
dc.subjectCollaborative interactionpor
dc.titleAplicação de representações gráficas de videojogos para amplificação de co-presença em visitas a casas virtuaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203162544por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informáticapor
dc.date.embargo2025-12-18-
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andre_apura_freitas.pdf
  Restricted Access
3,88 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.