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http://hdl.handle.net/10071/27396
Autoria: | Silva, Mariana Simões |
Orientação: | Pereira, Inês Conceição |
Data: | 27-Dez-2022 |
Título próprio: | A utilização de redes sociais online para divulgação de práticas de responsabilidade corporativa |
Referência bibliográfica: | Silva, M. S. (2022). A utilização de redes sociais online para divulgação de práticas de responsabilidade corporativa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27396 |
Palavras-chave: | Media sociais -- Social media Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility ODS ESG SDG |
Resumo: | A responsabilidade corporativa é um tema cada vez mais essencial para a
sustentabilidade dos negócios e do próprio planeta. O conceito é relativamente recente e tem
vindo a ser desenvolvido e aprofundado nos últimos anos, com cada vez mais regulação e
stakeholders a impor que as empresas se preocupem com os temas da sustentabilidade e que se
encontram em três grandes pilares: na área ambiental, social e de governança (ESG).
Simultaneamente, nas últimas décadas, as redes sociais online têm vindo a evoluir e a
tornar-se numa ferramenta de comunicação privilegiada pelas empresas, num mundo cada vez
mais digital.
Desta forma, através de uma análise intensiva às publicações realizadas nas três redes
sociais com maior utilização – Facebook, LinkedIn e Instagram – a investigação apresentada
neste trabalho demonstra de que forma a comunicação de práticas de responsabilidade
corporativa é realizada online e se existe ligação entre a atividade da empresa e os objetivos de
desenvolvimento sustentável (ODS) trabalhado, comparando três empresas com atuação em
Portugal, em três áreas de negócio distintas. Corporate responsibility is an increasingly essential theme for the sustainability of business and the planet itself. The concept is relatively recent and has been developed and deepened in recent years, with more and more regulation and stakeholders requiring companies to be concerned with sustainability issues, which are found in three main pillars: environmental, social and governance (ESG). Simultaneously, in the last decades, online social networks have been evolving and becoming a privileged communication tool for companies in an increasingly digital world. Through an intensive analysis of the posts made on the three main social networks - Facebook, LinkedIn and Instagram - the research presented in this paper demonstrates how the communication of corporate responsibility practices is carried out online and if there is a link between the company's activity and the sustainable development goals (SDGs) worked, comparing three companies operating in Portugal. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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