Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27396
Autoria: Silva, Mariana Simões
Orientação: Pereira, Inês Conceição
Data: 27-Dez-2022
Título próprio: A utilização de redes sociais online para divulgação de práticas de responsabilidade corporativa
Referência bibliográfica: Silva, M. S. (2022). A utilização de redes sociais online para divulgação de práticas de responsabilidade corporativa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27396
Palavras-chave: Media sociais -- Social media
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
ODS
ESG
SDG
Resumo: A responsabilidade corporativa é um tema cada vez mais essencial para a sustentabilidade dos negócios e do próprio planeta. O conceito é relativamente recente e tem vindo a ser desenvolvido e aprofundado nos últimos anos, com cada vez mais regulação e stakeholders a impor que as empresas se preocupem com os temas da sustentabilidade e que se encontram em três grandes pilares: na área ambiental, social e de governança (ESG). Simultaneamente, nas últimas décadas, as redes sociais online têm vindo a evoluir e a tornar-se numa ferramenta de comunicação privilegiada pelas empresas, num mundo cada vez mais digital. Desta forma, através de uma análise intensiva às publicações realizadas nas três redes sociais com maior utilização – Facebook, LinkedIn e Instagram – a investigação apresentada neste trabalho demonstra de que forma a comunicação de práticas de responsabilidade corporativa é realizada online e se existe ligação entre a atividade da empresa e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) trabalhado, comparando três empresas com atuação em Portugal, em três áreas de negócio distintas.
Corporate responsibility is an increasingly essential theme for the sustainability of business and the planet itself. The concept is relatively recent and has been developed and deepened in recent years, with more and more regulation and stakeholders requiring companies to be concerned with sustainability issues, which are found in three main pillars: environmental, social and governance (ESG). Simultaneously, in the last decades, online social networks have been evolving and becoming a privileged communication tool for companies in an increasingly digital world. Through an intensive analysis of the posts made on the three main social networks - Facebook, LinkedIn and Instagram - the research presented in this paper demonstrates how the communication of corporate responsibility practices is carried out online and if there is a link between the company's activity and the sustainable development goals (SDGs) worked, comparing three companies operating in Portugal.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mariana_simoes_silva.pdf
  Restricted Access
3,62 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.