Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27125
Autoria: Amaral, Carolina Correia de
Orientação: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 16-Dez-2022
Título próprio: A importância da liderança no setor hoteleiro
Referência bibliográfica: Amaral, C. C. de. (2022). A importância da liderança no setor hoteleiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27125
Palavras-chave: Hotelaria
Liderança
Chefia
Subordinados
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Hospitality
Leadership
Management
Subordinates
Resumo: A liderança é um conceito bastante complexo e que tem sido estudado por vários autores ao longo dos anos. Sendo o setor hoteleiro um setor focado na prestação de qualidade de serviço, é crucial reconhecer a satisfação laboral que tem de existir neste meio. Sendo assim, pretende verificar-se com este estudo o quão importante é a liderança na hotelaria e de que forma esta temática tem impacto na vida profissional e pessoal de cada trabalhador, no seu local de trabalho. Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas 21 entrevistas semiestruturadas a colaboradores de uma unidade hoteleira localizada na região de Lisboa, de modo a ser possível compreender o ponto de vista de cada trabalhador face à liderança e de que forma sentem que este tema interfere no seu dia-a-dia. E, para isso, foi feita uma separação na pesquisa entre chefias e subordinados. A análise empírica desta pesquisa permitiu reconhecer que este é um tema bastante presente e que influencia, efetivamente, o comportamento de cada trabalhador e a forma como cada um exerce o seu cargo. Assim sendo, este estudo pretende provar que os conceitos de chefia e liderança são distintos e que, principalmente num setor onde existe bastante pressão laboral num contexto diário, é necessário que os colaboradores se sintam satisfeitos a exercer os seus cargos, acompanhados pelo exemplo.
Leadership is a very complex concept that has been studied by several authors over the years. Since the hospitality industry is a sector focused on providing quality service, it is crucial to recognize the job satisfaction that must exist in this environment. Therefore, this study intends to verify how important leadership is in the hospitality industry and how this issue impacts the professional and personal life of each worker in the workplace. Through a qualitative methodology, 21 semi-structured interviews were conducted with employees of a hotel unit located in the Lisbon region, in order to understand each employee's point of view regarding leadership and how they feel this issue interferes with their daily lives. And, for this, a separation was made in the research between managers and subordinates. The empirical analysis of this research allowed us to recognize that this is a very present theme that effectively influences the behavior of each worker and the way each one performs his or her job. Therefore, this study aims to prove that the concepts of boss and leadership are distinct and that, especially in a sector where there is a lot of work pressure in a daily context, it is necessary that the employees feel satisfied performing their jobs, accompanied by the example.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_carolina_correia_amaral.pdf582,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.