Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27125
Author(s): | Amaral, Carolina Correia de |
Advisor: | Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques |
Date: | 16-Dec-2022 |
Title: | A importância da liderança no setor hoteleiro |
Reference: | Amaral, C. C. de. (2022). A importância da liderança no setor hoteleiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27125 |
Keywords: | Hotelaria Liderança Chefia Subordinados Satisfação no trabalho -- Job satisfaction Hospitality Leadership Management Subordinates |
Abstract: | A liderança é um conceito bastante complexo e que tem sido estudado por vários
autores ao longo dos anos. Sendo o setor hoteleiro um setor focado na prestação de qualidade
de serviço, é crucial reconhecer a satisfação laboral que tem de existir neste meio. Sendo
assim, pretende verificar-se com este estudo o quão importante é a liderança na hotelaria e de
que forma esta temática tem impacto na vida profissional e pessoal de cada trabalhador, no
seu local de trabalho.
Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas 21 entrevistas semiestruturadas
a colaboradores de uma unidade hoteleira localizada na região de Lisboa, de
modo a ser possível compreender o ponto de vista de cada trabalhador face à liderança e de
que forma sentem que este tema interfere no seu dia-a-dia. E, para isso, foi feita uma
separação na pesquisa entre chefias e subordinados.
A análise empírica desta pesquisa permitiu reconhecer que este é um tema bastante
presente e que influencia, efetivamente, o comportamento de cada trabalhador e a forma como
cada um exerce o seu cargo.
Assim sendo, este estudo pretende provar que os conceitos de chefia e liderança são
distintos e que, principalmente num setor onde existe bastante pressão laboral num contexto
diário, é necessário que os colaboradores se sintam satisfeitos a exercer os seus cargos,
acompanhados pelo exemplo. Leadership is a very complex concept that has been studied by several authors over the years. Since the hospitality industry is a sector focused on providing quality service, it is crucial to recognize the job satisfaction that must exist in this environment. Therefore, this study intends to verify how important leadership is in the hospitality industry and how this issue impacts the professional and personal life of each worker in the workplace. Through a qualitative methodology, 21 semi-structured interviews were conducted with employees of a hotel unit located in the Lisbon region, in order to understand each employee's point of view regarding leadership and how they feel this issue interferes with their daily lives. And, for this, a separation was made in the research between managers and subordinates. The empirical analysis of this research allowed us to recognize that this is a very present theme that effectively influences the behavior of each worker and the way each one performs his or her job. Therefore, this study aims to prove that the concepts of boss and leadership are distinct and that, especially in a sector where there is a lot of work pressure in a daily context, it is necessary that the employees feel satisfied performing their jobs, accompanied by the example. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_carolina_correia_amaral.pdf | 582,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.