Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27104
Author(s): Jesus, João Miguel da Silva
Advisor: Ferreira, Vitor Hugo Santos
Date: 26-Dec-2022
Title: A influência da economia e empreendedorismo digital na competitividade e internacionalização das empresas Portuguesas
Reference: Jesus, J. M. da S. (2022). A influência da economia e empreendedorismo digital na competitividade e internacionalização das empresas Portuguesas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27104
Keywords: Economia digital -- Digital economy
Competitividade -- Competitiveness
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Internacionalização
Internationalization
Abstract: O início do século vinte e um (XXI) encontra-se intrinsecamente definido pela introdução da indústria tecnológica, pela globalização económica e o pelo aumento exponencial da utilização de meios digitais; sendo estes marcados pela simplicidade, comodismo e velocidade de realização de tarefas a que estão associados. Num contexto económico, as empresas adaptaram e alteraram os seus métodos de produção e venda de modo a acompanhar esta revolução digital. As transações efetuadas entre entidades apresentaram atualmente uma redução acentuada de custos e uma velocidade drasticamente superior. As operações económicas a uma escala global tornaram-se uma realidade evidente, podendo o espectro de atuação das empresas não se encontrar apenas direcionado para o mercado nacional, mas também para uma internacionalização dos seus recursos. Com isto, outros conceitos interrelacionados com a natureza de uma empresa foram igualmente inovados e alterados. A importância do digital influenciou igualmente a criação de novas empresas e o conceito de empreendedorismo, na medida que atualmente existem empresas com o seu core business exclusivamente digital, podendo aproveitar diversas vantagens consequentes em relação a outras empresas do seu setor. Torna-se assim necessário o estudo destes impactos influenciadores e dos efeitos da adaptação tendencialmente digital por parte das empresas, na alteração da sua competitividade no mercado. A mesma encontra-se refletida no crescimento do seu volume de negócios e na possibilidade outrora já existente de internacionalização dos seus recursos; comparativamente a empresas de metodologias mais tradicionais, que têm visto a sua preponderância e influência económica a decrescer.
The beginning of the twenty-first century (XXI) is intrinsically defined by the introduction of the technology industry, by economic globalization and by the exponential increase in the use of digital media; these are marked by simplicity, convenience and speed of accomplishment of tasks that are associated with them. In an economic context, companies have adapted and changed their production and sales methods in order to keep up with this digital revolution. Transactions between entities have now seen a marked reduction in costs and a drastically increased speed. Economic transactions on a global scale have become an evident reality, and the spectrum of companies' activities may not only be directed towards the domestic market, but also towards an internationalization of their resources. With this, other concepts interrelated to the nature of a company have also been innovated and changed. The importance of digital has also influenced the creation of new companies and the concept of entrepreneurship, to the extent that currently there are companies with their core business exclusively digital, being able to take advantage of several consequent advantages over other companies in their sector. Thus, it becomes necessary to study these influencing impacts and the effects of digital adaptation by companies, in changing their competitiveness in the market. The same is reflected in the growth of their turnover and in the once existing possibility of internationalization of their resources; compared to companies with more traditional methodologies, which have seen their preponderance and economic influence decrease.
Department: Departamento de Economia
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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