Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26886
Author(s): Quinhones, Maria Margarida Narciso Caramona Guedes de
Advisor: Aguiar, Cecília
Date: 29-Nov-2022
Title: Perspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional
Reference: Quinhones, M. M. N. C. G. de. (2022). Perspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26886
Keywords: Desenvolvimento emocional
Qualidade das interações
Escala SSTEW
Perspetiva dos educadores de infância
Emotional development
Quality of interactions
STEEW Scale
Perspective of preschool teachers
Abstract: O objetivo deste estudo foi compreender as perspetivas dos/as educadores/as de infância sobre a Escala de Pensamento Partilhado Sustentado e Bem-estar Emocional (SSTEW) - Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being (Siraj et al., 2015), um instrumento de observação de contextos de educação de infância. Participaram 9 educadoras de infância, a quem foi solicitado que apreciassem cada item da escala em termos de clareza, relevância, adequação cultural e importância. Posteriormente, realizaram-se dois focus groups com estas profissionais. A análise dos dados permitiu compreender que as participantes veicularam perceções positivas acerca do instrumento. Foram criados 11 temas, dentro das 4 dimensões (clareza, relevância, adequação cultural e importância dos itens do instrumento), incluindo Apresentação informativa do instrumento (clareza), Potencial instrumento de autoavaliação (relevância), Importância de um/a bom/a auxiliar (adequação cultural), e Perspetivas sobre o desenvolvimento socioemocional e Identificação com o instrumento (importância). Este estudo contribui para o conhecimento acerca da validade facial da SSTEW e sugere que, de acordo com as perspetivas das profissionais participantes, a escala pode ser um recurso útil para a avaliação dos contextos de educação de infância em Portugal.
The purpose of this study was to understand the perspectives of preschool teachers regarding the Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being scale (SSTEW), designed by Siraj et al. (2015), for observing early childhood education and care settings. Participated in the study 9 preschool teachers, who were asked to assess each item in terms of clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance. We later held two focus group with these professionals. The analysis of the data revealed the participants had positive perceptions regarding the tool. We created 11 themes, within the four dimensions (clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance), including Informative presentation of the tool (clarity), Potential as a self-assessment tool (relevance), Importance of a good assistant (cultural appropriateness), and Perspectives on the socioeconomic and Identification with the tool (importance). This study contributed with knowledge regarding the facial validity of SSTEW and suggests that, based on the participants perspectives, this scale could be a useful resource to assess early childhood education and care settings in Portugal.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Ciências em Emoções
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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