Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26886
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Cecília-
dc.contributor.authorQuinhones, Maria Margarida Narciso Caramona Guedes de-
dc.date.accessioned2022-12-29T12:05:34Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationQuinhones, M. M. N. C. G. de. (2022). Perspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26886por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26886-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi compreender as perspetivas dos/as educadores/as de infância sobre a Escala de Pensamento Partilhado Sustentado e Bem-estar Emocional (SSTEW) - Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being (Siraj et al., 2015), um instrumento de observação de contextos de educação de infância. Participaram 9 educadoras de infância, a quem foi solicitado que apreciassem cada item da escala em termos de clareza, relevância, adequação cultural e importância. Posteriormente, realizaram-se dois focus groups com estas profissionais. A análise dos dados permitiu compreender que as participantes veicularam perceções positivas acerca do instrumento. Foram criados 11 temas, dentro das 4 dimensões (clareza, relevância, adequação cultural e importância dos itens do instrumento), incluindo Apresentação informativa do instrumento (clareza), Potencial instrumento de autoavaliação (relevância), Importância de um/a bom/a auxiliar (adequação cultural), e Perspetivas sobre o desenvolvimento socioemocional e Identificação com o instrumento (importância). Este estudo contribui para o conhecimento acerca da validade facial da SSTEW e sugere que, de acordo com as perspetivas das profissionais participantes, a escala pode ser um recurso útil para a avaliação dos contextos de educação de infância em Portugal.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to understand the perspectives of preschool teachers regarding the Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being scale (SSTEW), designed by Siraj et al. (2015), for observing early childhood education and care settings. Participated in the study 9 preschool teachers, who were asked to assess each item in terms of clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance. We later held two focus group with these professionals. The analysis of the data revealed the participants had positive perceptions regarding the tool. We created 11 themes, within the four dimensions (clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance), including Informative presentation of the tool (clarity), Potential as a self-assessment tool (relevance), Importance of a good assistant (cultural appropriateness), and Perspectives on the socioeconomic and Identification with the tool (importance). This study contributed with knowledge regarding the facial validity of SSTEW and suggests that, based on the participants perspectives, this scale could be a useful resource to assess early childhood education and care settings in Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpor
dc.subjectQualidade das interaçõespor
dc.subjectEscala SSTEWpor
dc.subjectPerspetiva dos educadores de infânciapor
dc.subjectEmotional developmentpor
dc.subjectQuality of interactionspor
dc.subjectSTEEW Scalepor
dc.subjectPerspective of preschool teacherspor
dc.titlePerspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203129415por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências em Emoçõespor
dc.date.embargo2023-11-29-
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_guedes_quinhones.pdf4,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.