Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26886
Autoria: Quinhones, Maria Margarida Narciso Caramona Guedes de
Orientação: Aguiar, Cecília
Data: 29-Nov-2022
Título próprio: Perspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional
Referência bibliográfica: Quinhones, M. M. N. C. G. de. (2022). Perspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26886
Palavras-chave: Desenvolvimento emocional
Qualidade das interações
Escala SSTEW
Perspetiva dos educadores de infância
Emotional development
Quality of interactions
STEEW Scale
Perspective of preschool teachers
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender as perspetivas dos/as educadores/as de infância sobre a Escala de Pensamento Partilhado Sustentado e Bem-estar Emocional (SSTEW) - Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being (Siraj et al., 2015), um instrumento de observação de contextos de educação de infância. Participaram 9 educadoras de infância, a quem foi solicitado que apreciassem cada item da escala em termos de clareza, relevância, adequação cultural e importância. Posteriormente, realizaram-se dois focus groups com estas profissionais. A análise dos dados permitiu compreender que as participantes veicularam perceções positivas acerca do instrumento. Foram criados 11 temas, dentro das 4 dimensões (clareza, relevância, adequação cultural e importância dos itens do instrumento), incluindo Apresentação informativa do instrumento (clareza), Potencial instrumento de autoavaliação (relevância), Importância de um/a bom/a auxiliar (adequação cultural), e Perspetivas sobre o desenvolvimento socioemocional e Identificação com o instrumento (importância). Este estudo contribui para o conhecimento acerca da validade facial da SSTEW e sugere que, de acordo com as perspetivas das profissionais participantes, a escala pode ser um recurso útil para a avaliação dos contextos de educação de infância em Portugal.
The purpose of this study was to understand the perspectives of preschool teachers regarding the Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being scale (SSTEW), designed by Siraj et al. (2015), for observing early childhood education and care settings. Participated in the study 9 preschool teachers, who were asked to assess each item in terms of clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance. We later held two focus group with these professionals. The analysis of the data revealed the participants had positive perceptions regarding the tool. We created 11 themes, within the four dimensions (clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance), including Informative presentation of the tool (clarity), Potential as a self-assessment tool (relevance), Importance of a good assistant (cultural appropriateness), and Perspectives on the socioeconomic and Identification with the tool (importance). This study contributed with knowledge regarding the facial validity of SSTEW and suggests that, based on the participants perspectives, this scale could be a useful resource to assess early childhood education and care settings in Portugal.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Ciências em Emoções
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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