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http://hdl.handle.net/10071/26886
Autoria: | Quinhones, Maria Margarida Narciso Caramona Guedes de |
Orientação: | Aguiar, Cecília |
Data: | 29-Nov-2022 |
Título próprio: | Perspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional |
Referência bibliográfica: | Quinhones, M. M. N. C. G. de. (2022). Perspetivas de educadores de infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26886 |
Palavras-chave: | Desenvolvimento emocional Qualidade das interações Escala SSTEW Perspetiva dos educadores de infância Emotional development Quality of interactions STEEW Scale Perspective of preschool teachers |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender as perspetivas dos/as educadores/as de infância sobre
a Escala de Pensamento Partilhado Sustentado e Bem-estar Emocional (SSTEW)
- Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being (Siraj et al., 2015), um instrumento de
observação de contextos de educação de infância. Participaram 9 educadoras de infância, a quem
foi solicitado que apreciassem cada item da escala em termos de clareza, relevância, adequação
cultural e importância. Posteriormente, realizaram-se dois focus groups com estas profissionais. A
análise dos dados permitiu compreender que as participantes veicularam perceções positivas acerca
do instrumento. Foram criados 11 temas, dentro das 4 dimensões (clareza, relevância, adequação
cultural e importância dos itens do instrumento), incluindo Apresentação informativa do instrumento
(clareza), Potencial instrumento de autoavaliação (relevância), Importância de um/a bom/a auxiliar
(adequação cultural), e Perspetivas sobre o desenvolvimento socioemocional e Identificação com o
instrumento (importância). Este estudo contribui para o conhecimento acerca da validade facial da
SSTEW e sugere que, de acordo com as perspetivas das profissionais participantes, a escala pode ser
um recurso útil para a avaliação dos contextos de educação de infância em Portugal. The purpose of this study was to understand the perspectives of preschool teachers regarding the Sustained Shared Thinking and Emotional Well-being scale (SSTEW), designed by Siraj et al. (2015), for observing early childhood education and care settings. Participated in the study 9 preschool teachers, who were asked to assess each item in terms of clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance. We later held two focus group with these professionals. The analysis of the data revealed the participants had positive perceptions regarding the tool. We created 11 themes, within the four dimensions (clarity, relevance, cultural appropriateness, and importance), including Informative presentation of the tool (clarity), Potential as a self-assessment tool (relevance), Importance of a good assistant (cultural appropriateness), and Perspectives on the socioeconomic and Identification with the tool (importance). This study contributed with knowledge regarding the facial validity of SSTEW and suggests that, based on the participants perspectives, this scale could be a useful resource to assess early childhood education and care settings in Portugal. |
Designação do Departamento: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Designação do grau: | Mestrado em Ciências em Emoções |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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