Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26861
Author(s): Embaló, Filipa Alexandra Martins
Advisor: Gargallo, Eduardo
Date: 20-Dec-2022
Title: O papel da comunicação para o desenvolvimento na educação ambiental: Mudança de crenças e atitudes face aos resíduos sólidos em Moçambique
Reference: Embaló, F. A. M. (2022). O papel da comunicação para o desenvolvimento na educação ambiental: Mudança de crenças e atitudes face aos resíduos sólidos em Moçambique [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26861
Keywords: Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Valorização dos resíduos sólidos
Comunicação para o desenvolvimento
Educação ambiental -- Environmental education
Mudança de crenças
Atitudes e comportamentos
Moçambique
Solid waste valorisation;
Communication for development
Changing beliefs
Attitudes and behaviours
Mozambique
Abstract: O presente estudo tem como objetivo geral explicar como a comunicação para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil de educação ambiental influenciam das mudanças de atitudes e crenças em Moçambique. Através de um estudo de caso, explicar o processo e os fatores que contribuem para o processo de mudança de atitudes e crenças face aos resíduos sólidos. Através da informação recolhida pela aplicação das entrevistas, análise documental e observação participante, concluiu-se que as atividades de educação ambiental implementadas pela REPENSAR influenciam em parte o comportamento do público em geral, do sector publico e do sector privado. A REPENSAR é a organização nacional de referência da sociedade civil em comunicação para o desenvolvimento, conscientização da população para o impacto que os resíduos sólidos têm na saúde das pessoas, dos animais, na terra e no mar, e de como o cidadão pode para minimizar este impacto através da redução, da valorização e da separação dos resíduos, promovendo assim uma economia circular e de desperdício zero. A gestão dos resíduos requer posturas determinantes de vários sectores (educação, ambiente, economia, etc.) e níveis de governação (central, distrital, local), através regulamentação das leis existentes e da capacitação dos seus funcionários para a sua correta aplicação. Mas também de um sector privado genuinamente empenhado em minimizar o impacto ambiental, incluindo no seu plano de negócios um plano de gestão de resíduos sólidos adaptado ao contexto, além das atividades de marketing e de relações públicas dos seus departamentos de responsabilidade social empresarial.
The general objective of this study is to explain how communication for the development of environmental education of civil society organizations influences changes in attitudes and beliefs in Mozambique. Through a case study, explain the process and factors that contribute to the process of changing attitudes and beliefs towards solid waste. Through interviews, document analysis and participant observation, it was concluded that the environmental education activities implemented by REPENSAR influence in part the public, behaviour within the public and private sectors. The civil society organization, REPENSAR is a national reference in communication for development, to raise the awareness of the population on the impact that solid waste has on the flora and fauna, and on how the citizen can minimize this impact through the reduction, valorisation and separation of waste, thus promoting a circular economy and zero waste. Waste management requires decisive attitudes from various sectors (education, environment, economy, etc.) and levels (central, district, local) of governance through the regulation of existing laws and the training of government officials for the correct application of the laws but also, from a private sector genuinely committed to minimizing their environmental impact by including within its business plan, a solid waste management plan adapted to the context, apart from the marketing and public relations activities of its corporate social responsibility departments.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Estudos Africanos
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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