Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26777
Author(s): Esteves, Gonçalo Moreira
Advisor: Neto, Pedro Pereira
Date: 25-Nov-2022
Title: Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
Reference: Esteves, G. M. (2022). Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26777
Keywords: Cultura -- Culture
Jornalismo cultural
Escola de Frankfurt
Estudos culturais
Internet
Análise do discurso -- Speech analysis
Cultural journalism
Frankfurt School
Cultural studies
Abstract: O jornalismo cultural, além de ter a função de informar, é um intermediário cultural - ou seja, critica os produtos culturais que estão acessíveis ao público - especializado e dirige-se a públicos e audiências de nicho. Mais recentemente, com as novas dinâmicas da sociedade em rede e com a explosão da internet, foi posta em causa a hegemonia dos media tradicionais, e o jornalismo cultural expandiu-se para o sector do online, competindo actualmente com outras plataformas online de cultura. Por seu turno, a noção de cultura é polissémica, radicando não apenas na expressão artística mas em outras formas de expressão humana. Comum a diversos campos teóricos, o seu estudo foi desenvolvido pela escola de Frankfurt - que associa cultura à arte, e adopta um viés elitista – e pelos estudos culturais - que dirige maior enfoque à cultura popular -, razão pela qual alta cultura e cultura de massas ou cultura popular foram sendo diferenciadas para classificar os produtos culturais. Esta investigação tem como objectivo discutir a cultura nos órgãos de comunicação social escritos focando-se primordialmente no jornalismo cultural. Para concretizá-lo foi desenvolvido um debate com base numa revisão da literatura relevante e, a título ilustrativo, análise de conteúdo a duas edições de jornais culturais impressos e a duas edições de jornais culturais online.
Cultural journalism, in addition to having the function of informing, is a cultural intermediary - that is, it criticizes cultural products that are accessible to the public - specialized and aimed at niche publics and audiences. More recently, with the new dynamics of the network society and the explosion of the internet, the hegemony of traditional media has been called into question, and cultural journalism has expanded into the online sector, currently competing with other online cultural platforms. In turn, the notion of culture is polysemic, rooted not only in artistic expression but in other forms of human expression. Common to several theoretical fields, its study was developed by the Frankfurt school - which associates culture to art, and adopts an elitist bias - and by cultural studies - which focuses more on popular culture -, which is why high culture and mass culture or popular culture were differentiated to classify cultural products. This research aims to discuss culture in written media focusing primarily on cultural journalism. To accomplish this, a debate was developed based on a review of the relevant literature and, for illustrative purposes, a content analysis of two editions of printed cultural newspapers and two editions of online cultural newspapers.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_goncalo_moreira_esteves.pdf338,06 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.