Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26739
Author(s): Velez, Tiago
Advisor: Pereira, José Santana
Date: 9-Dec-2022
Title: Populismo e media: O impacto das atitudes populistas no consumo de media em Portugal
Reference: Velez, T. (2022). Populismo e media: O impacto das atitudes populistas no consumo de media em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26739
Keywords: Dietas mediáticas
Atitudes populistas
Portugal
Televisão pública vs. privada
Jornais de qualidade vs. tabloide
Media sociais -- Social media
Media diets
Populist attitudes
Public vs. commercial TV
Quality vs tabloid newspapers
Abstract: A discussão sobre o papel dos meios de comunicação social no surgimento e proliferação de movimentos e partidos populistas alcançou um especial destaque na literatura. Se, inicialmente, o foco deste debate se centrava no lado da oferta, investigações recentes vieram procurar analisar o lado da procura e observar padrões de consumo de media entre indivíduos com atitudes populistas. No entanto, nenhum dos estudos realizados intentou examinar, detalhadamente e alargadamente, as dietas mediáticas destes indivíduos em Portugal, nem tão pouco apresentou, de forma discriminada, resultados representativos de um sistema mediático pluralista polarizado. Para além de este fator se constituir como uma lacuna na literatura, o próprio quadro mediático-político português permite antever padrões dissemelhantes aos apresentados por outros autores. Com o escopo de verificar essa possibilidade, foi realizada uma análise das frequências e preferências de consumo mediático dos indivíduos portugueses em função das suas atitudes populistas, olhando para uma panóplia de meios de comunicação social: Jornais (online e impressos), Televisão e Redes Sociais. Os resultados obtidos, por sua vez, comprovaram a excecionalidade de Portugal: ao contrário do observado noutros estudos, as atitudes populistas não se constituem como fatores importantes nas escolhas de consumo mediático no país.
The discussion on the role of the media in the emergence and proliferation of populist movements and parties has achieved a special prominence in the literature. If, initially, the focus of this debate was centred on the supply side, recent research has sought to analyse the demand side and observe patterns of media consumption among individuals with populist attitudes. However, none of the studies carried out attempted to examine, in detail and broadly, the media diets of these individuals in Portugal, nor did they present, in a discriminated manner, results representative of a polarized pluralist media system. Besides this factor being a gap in the literature, the Portuguese media-political framework itself leads to the expectation of dissimilar conclusions vis-a-vis those achieved by other authors. In order to assess this possibility, an analysis of the frequencies and preferences of media consumption of Portuguese individuals based on their populist attitudes was carried out, focusing in the following media: Newspapers (online and printed), Television and Social Networks. The results obtained, in turn, proved Portugal's exceptionality, since populist attitudes are not mainstays of media consumption choices in the country.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Ciência Política
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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