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dc.contributor.advisorPereira, José Santana-
dc.contributor.authorVelez, Tiago-
dc.date.accessioned2022-12-21T15:03:11Z-
dc.date.available2022-12-21T15:03:11Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationVelez, T. (2022). Populismo e media: O impacto das atitudes populistas no consumo de media em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26739por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26739-
dc.description.abstractA discussão sobre o papel dos meios de comunicação social no surgimento e proliferação de movimentos e partidos populistas alcançou um especial destaque na literatura. Se, inicialmente, o foco deste debate se centrava no lado da oferta, investigações recentes vieram procurar analisar o lado da procura e observar padrões de consumo de media entre indivíduos com atitudes populistas. No entanto, nenhum dos estudos realizados intentou examinar, detalhadamente e alargadamente, as dietas mediáticas destes indivíduos em Portugal, nem tão pouco apresentou, de forma discriminada, resultados representativos de um sistema mediático pluralista polarizado. Para além de este fator se constituir como uma lacuna na literatura, o próprio quadro mediático-político português permite antever padrões dissemelhantes aos apresentados por outros autores. Com o escopo de verificar essa possibilidade, foi realizada uma análise das frequências e preferências de consumo mediático dos indivíduos portugueses em função das suas atitudes populistas, olhando para uma panóplia de meios de comunicação social: Jornais (online e impressos), Televisão e Redes Sociais. Os resultados obtidos, por sua vez, comprovaram a excecionalidade de Portugal: ao contrário do observado noutros estudos, as atitudes populistas não se constituem como fatores importantes nas escolhas de consumo mediático no país.por
dc.description.abstractThe discussion on the role of the media in the emergence and proliferation of populist movements and parties has achieved a special prominence in the literature. If, initially, the focus of this debate was centred on the supply side, recent research has sought to analyse the demand side and observe patterns of media consumption among individuals with populist attitudes. However, none of the studies carried out attempted to examine, in detail and broadly, the media diets of these individuals in Portugal, nor did they present, in a discriminated manner, results representative of a polarized pluralist media system. Besides this factor being a gap in the literature, the Portuguese media-political framework itself leads to the expectation of dissimilar conclusions vis-a-vis those achieved by other authors. In order to assess this possibility, an analysis of the frequencies and preferences of media consumption of Portuguese individuals based on their populist attitudes was carried out, focusing in the following media: Newspapers (online and printed), Television and Social Networks. The results obtained, in turn, proved Portugal's exceptionality, since populist attitudes are not mainstays of media consumption choices in the country.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDietas mediáticaspor
dc.subjectAtitudes populistaspor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectTelevisão pública vs. privadapor
dc.subjectJornais de qualidade vs. tabloidepor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectMedia dietspor
dc.subjectPopulist attitudespor
dc.subjectPublic vs. commercial TVpor
dc.subjectQuality vs tabloid newspaperspor
dc.titlePopulismo e media: O impacto das atitudes populistas no consumo de media em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203126351por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
thesis.degree.nameMestrado em Ciência Políticapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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