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http://hdl.handle.net/10071/26625
Autoria: | Carvalho, C. |
Editor: | Antonio Raimundo |
Data: | 2019 |
Título próprio: | A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a política externa portuguesa? |
Título e volume do livro: | Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos |
Paginação: | 141 - 165 |
Referência bibliográfica: | Carvalho, C. (2019). A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a política externa portuguesa?. EM Antonio Raimundo (Eds.). Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos (pp.141-165), CEI-Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/26625 |
ISBN: | 978-989-781-168-5 |
Palavras-chave: | Portugal Palop Política externa -- Foreign policy Cooperação bilateral CPLP Educação -- Education |
Resumo: | Este artigo aborda as políticas de soft power no relacionamento entre Portugal e os PALOP salientando o papel do apoio aos sistemas de ensino e educação. A relação com os PALOP tem sido uma prioridade portuguesa desde as independências. Para a recriação dos laços com estes países africanos a política de cooperação portuguesa foi essencial, tendo desde o início apostado no apoio às áreas sociais. A proximidade com os PALOP foi reforçada pela criação da CPLP. Focando a cooperação bilateral portuguesa e a CPLP, o artigo argumenta que as políticas de soft power foram essenciais para a recriação do relacionamento de Portugal com os PALOP, tendo permitido reforçar a posição do país no palco internacional. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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