Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26502
Author(s): Correia, Francisco José Carvalho
Advisor: Portela, Sofia Lopes
Date: 2-Nov-2022
Title: Definição de uma estratégia para a Odisseias
Reference: Correia, F. J. C. (2022). Definição de uma estratégia para a Odisseias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26502
Keywords: Estratégias
Odisseias
Experiências
Gift
Own-use
Strategy
Experiences
Abstract: O presente projeto incide sobre a empresa Odisseias, que atua no sector do Turismo desde 2005, mais concretamente no mercado das experiências, sendo atualmente líder do mercado português. A relevância deste trabalho incide na importância da criação de uma Estratégia para Odisseias, com base em conhecimento científico. O modelo de negócio da empresa assenta na comercialização de experiências em formato presente (Gift), nos canais online e offline e na venda de experiências para usufruto próprio (Own-use). As experiências englobam serviços de Alojamento (hotéis e semelhantes), Restauração, Lazer e Aventura e também Spa e Bem-estar. A pertinência do projeto visa compreender de que forma a empresa poderá acompanhar as novas tendências do mercado atual e quais as estratégias que poderá seguir para garantir um crescimento sustentado. Para tal, o alinhamento do trabalho seguirá o caminho das questões “onde estamos”, “para onde queremos ir” e “como vamos lá chegar”. No final são apresentadas recomendações estratégicas com base nas análises interna e externa, consolidada numa análise SWOT, que visam dar continuidade ao sucesso da organização. As análises feitas englobam, entre outros, a análise da concorrência, análise PEST, 5 forças de Porter e Modelo VRIO. Para a construção das recomendações finais, será essencial identificar os objetivos estratégicos e os fatores críticos de sucesso, assim como delinear ações concretas para o alcance do sucesso.
The present project focuses on the company Odisseias, which operates in the Tourism sector since 2005, more specifically in the Experiences Market, being currently leader on the Portuguese market. The relevance of this work lies in the importance of creating a Strategy for Odisseias, based on scientific knowledge. The company business model is based on selling experiences in gift format, through online and offline channels, and also the sale of experiences for own use. The experiences include Accommodation (hotels and similar), Restaurant, Leisure and Adventure as well as Spa and Wellness services. The relevance of the project aims to understand how the company can follow the new market trends and what strategies it can follow to ensure sustained growth. For this purpose, the work will follow the flow of questions "where we are", "where we are going" and "how we get there". At the end, strategic recommendations are presented based on internal and external analyses, consolidated in a SWOT analysis, which are intended to continue the organization's success. The analyses made include, among others, competitor analysis, PEST analysis, Porter's 5 forces, and the VRIO model application. For the final recommendations construction, it will be essential to identify the strategic objectives and the critical success factors, as well as to outline concrete actions to achieve success.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão Aplicada
Peerreviewed: yes
Access type: Embargoed Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_francisco_carvalho_correia.pdf
  Restricted Access
2,28 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.