Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26464
Author(s): Silva, Francisco Pita Caravana Santos
Advisor: Azevedo, Joana Fonseca França
Date: 30-Sep-2022
Title: Representations of Islam in Portuguese media
Reference: Silva, S. P. C. S. (2021). Representations of Islam in Portuguese media [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26464
ISBN: 978-989-781-726-7
Keywords: Islão
Media
Portugal
Religião -- Religion
Sociologia -- Sociology
Representação
Islam
Representation
Abstract: Esta tese procura explorar a representação do Islão e assuntos relacionados com a religião Islâmica nos media portugueses, e integrar essa representação no contexto dos media e sociedades ocidentais, com um foco particular na Europa. Através de uma série de capítulos inter-relacionados, a tese irá explorar as atitudes Portuguesas em relação ao Islão e aos Muçulmanos e focar-se especialmente em como estas se reflectem nos media nacionais de informação. Utilizando os jornais Público e Correio da Manhã como estudos de caso contrastantes, a tese também mostra como considerações económicas e de classe interagem com a representação do Islão na imprensa. Diferentes capítulos focam-se em artigos de opinião e artigos noticiosos, mas a abordagem é mais larga explorando como os jornais disponibilizam plataformas para comentários interactivos dos leitores, tanto através das suas páginas na internet e através da sua presença nas redes sociais. Através destes comentários a forma como os leitores reagem a notícias específicas pode ser medida. No entanto, porque os media portugueses não se resumem aos media criados pela pela maioria branca e culturalmente católica, a tese também olha para a produção de media pela comunidade muçulmana em Portugal que discute assuntos relacionados com o Islão. Chegando ao fim da tese será alcançada uma imagem multifacetada de como o Islão é representado nos media portugueses e como as atitudes portuguesas em relação ao Islão interseccionam a representação nos media, bem como possíveis explicações para a situação corrente.
This thesis seeks to explore the representation of Islam and issues related to Islamic religion in Portuguese media and to integrate that representation in the context of western media and society, with a particular focus on Europe. Through a series of interrelated chapters the thesis will explore Portuguese attitudes to Islam and Muslims and focus mainly on how these are reflected on national news media. Using the newspapers Público and Correio da Manhã as contrasting case studies, the thesis also shows how class and economic considerations play into the representation of Islam in printed media. Different chapters focus on opinion articles and news items but the net is cast wider by exploring how newspapers provide platforms for interactive reader comments, both through their own websites and through their social media presence. Through these comments the way in which readers react to specific news items can be gauged. However, because Portuguese media is not only that created by the majority, white, culturally catholic population, the thesis also looks at the production of media by the Muslim community in Portugal discussing items surrounding Islam. By the end of the thesis a multi-faceted image of how Islam is represented in Portuguese media and how Portuguese attitudes to Islam intersect with media representation is achieved, as well as possible explanations for the current situation.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Doutoramento em Sociologia
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_francisco_santos_silva.pdf4,93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.