Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26448
Autoria: Balhico, Ana Isabel Pinto
Orientação: Pereira, Renato
Data: 24-Out-2022
Título próprio: Strategic entrepreneurship in a cross-national perspective: Evidence from Portuguese and French ventures
Referência bibliográfica: Balhico, A. I. P. (2022). Strategic entrepreneurship in a cross-national perspective: Evidence from Portuguese and French ventures [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26448
Palavras-chave: Strategic entrepreneurship
Cultura -- Culture
Cross-country study
Empreendedorismo estratégico
Estudo entre países
Resumo: Many studies have proven different levels of entrepreneurship across countries and cultures. The influence of an individual’s culture in the probability that they will start a business is different from how the business is actually managed by a group of individuals of that same culture. Understanding how new ventures in different countries conduct Strategic Entrepreneurship is unclear. Also, in what ways might a country’s culture affect the firm’s entrepreneurial practises? Qualitative research was conducted on technology start-ups from two countries – Portugal and France – to identify these differences. The study shows that there are substantial differences comprising opportunity-seeking, performance, and long-term orientation behaviours. The implications of cultural bias’ awareness on entrepreneurial success are discussed.
Muitos estudos têm vindo a provar a existência de diferentes níveis de empreendedorismo entre países e culturas. A influência da cultura de um indivíduo na probabilidade de este abrir uma empresa é diferente de como a empresa é efetivamente gerida por um grupo de indivíduos da mesma cultura. A forma como novas empresas em diferentes países executam práticas de Empreendedorismo Estratégico não é evidente. Além disso, de que forma pode a cultura de um país afetar as práticas de uma nova empresa? Foi realizado um estudo qualitativo constituído por novas empresas na área da tecnologia de dois países - Portugal e França – de modo a identificar estas diferenças. O estudo mostra que existem diferenças substanciais relativas aos comportamentos de procura de oportunidades, de performance e de orientação a longo prazo. Foram discutidas as implicações do reconhecimento de tendências culturais no sucesso da empresa.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_pinto_balhico.pdf834,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.