Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26447
Author(s): Agostinho, Ana Isabel
Advisor: Crespo, Nuno Miguel Pascoal
Date: 20-Oct-2022
Title: Competitividade: Conceito e medição
Reference: Agostinho, A. I. (2022). Competitividade: Conceito e medição [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26447
Keywords: Competitividade -- Competitiveness
Conceito
Medição
Indicadores
Concept
Measurement
Indicators
Abstract: Nos dias de hoje, perante um clima de competição cada vez mais notável, e tendo em conta o dinamismo de vertentes como a económica, política, cultural e social, que juntamente com a globalização promovem uma mudança constante, o alcance de competitividade torna-se um dos objetivos principais de qualquer entidade, mercado ou economia. Este estudo teve como principal objetivo elaborar um mapeamento e síntese de literatura relacionada com o conceito de competitividade e a sua medição. Desta forma, pretendeu-se determinar os conceitos utilizados nas definições existentes de competitividade do ponto de vista de vários autores e, ainda, determinar e analisar um conjunto de indicadores que possibilite a medição da mesma. Com base na recolha de dados e informação pertinente, foi possível compreender que apesar da competitividade ser um tópico bastante abordado, ainda existe alguma controvérsia em relação ao seu conceito, não existindo nenhuma definição geral do mesmo que seja aceite por todos. Para além disso, existem diversas metodologias e indicadores que podem ser adequados à medição da competitividade. Não obstante, o critério de escolha teve em vista a inclusão de diferentes géneros de indicadores, por forma a obter uma maior abrangência da área. Estes indicadores foram organizados numa metodologia eficiente na ótica de um utilizador.
Nowadays, in an environment of increasingly noticeable competition, and taking into account the dynamism of various fields such as the economic, political, cultural and social, which alongside globalization promote constant change, the achievement of competitiveness becomes one of the main objectives of any entity, market or economy. The main objective of this study was to map and synthesize the literature related to the concept of competitiveness and its measurement. Thus, it was intended to determine the concepts used in the existing definitions of competitiveness from the point of view of several authors and, also, to determine and analyze a set of indicators that can measure it. Based on the data collection and relevant information, it was possible to understand that despite competitiveness being a widely discussed topic, there is still some controversy regarding its concept, and there is no general definition of it that is accepted by everyone. In addition, there are several methodologies and indicators that can be suitable for measuring competitiveness. Nevertheless, the criteria of choice was to include different types of indicators, in order to obtain a broader coverage of the area. These indicators were organized in an efficient methodology from a user’s perspective.
Department: Departamento de Economia
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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