Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26322
Autoria: Borges, V.
Editor: Tânia Leão
Data: 2020
Título próprio: O trabalho nas artes performativas na era COVID-19: da urgência ao potencial da mudança nas organizações e nas trajetórias de carreira artísticas
Volume: 5
Título e volume do livro: Em suspenso: reflexões sobre o trabalho artístico, cultural e criativo na era Covid-19
Paginação: 30 - 39
Título e número da coleção: Cadernos da Pandemia;
Referência bibliográfica: Borges, V. (2020). O trabalho nas artes performativas na era COVID-19: da urgência ao potencial da mudança nas organizações e nas trajetórias de carreira artísticas. EM Tânia Leão (Eds.). Em suspenso: reflexões sobre o trabalho artístico, cultural e criativo na era Covid-19 (pp. 30-39). Universidade do Porto. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10071/26322
ISBN: 978-989-8969-61-3
Palavras-chave: Trabalho artístico
Organizações -- Organizations
Profissionais das artes performativas
Resumo: O trabalho artístico tem sido alvo de muitas e profundas transformações que se agravam em períodos de crise, como este que vivemos associado ao Covid-19. A rápida e vasta propagação do vírus e os seus efeitos radicais levaram ao cancelamento dos espetáculos ao vivo e ao encerramento dos espaços culturais. Nestes espaços incluem-se teatros, salas de ensaios e estúdios de dança, teatro, música, filmagens, salas de concertos, espaços lúdicos e recreativos. Em Portugal, como nos outros países europeus e um pouco por todo o mundo, o trabalho dos profissionais dos setores culturais e artísticos foi dos mais afetados, em especial, no domínio das artes performativas. Não é de estranhar, as condições de trabalho destes profissionais são as mais vulneráveis e precárias, as suas trajetórias de carreira as mais incertas e as desigualdades em relação ao volume de trabalho e aos rendimentos auferidos são assinaláveis, face à situação dos sistemas de produção das indústrias culturais e de outros setores de atividade. A investigação feita nos últimos 20 anos e os testemunhos dos artistas e profissionais das artes retratavam a situação e denunciavam o seu agravamento, desde 2008. Neste texto, analisa-se como é que as políticas públicas e as organizações gerem e enfrentam a crise, concluindo-se que, depois da urgência, são estas organizações e estas pessoas o nosso maior potencial para a mudança nas artes.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

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