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http://hdl.handle.net/10071/26322| Author(s): | Borges, V. |
| Editor: | Tânia Leão |
| Date: | 2020 |
| Title: | O trabalho nas artes performativas na era COVID-19: da urgência ao potencial da mudança nas organizações e nas trajetórias de carreira artísticas |
| Volume: | 5 |
| Book title/volume: | Em suspenso: reflexões sobre o trabalho artístico, cultural e criativo na era Covid-19 |
| Pages: | 30 - 39 |
| Collection title and number: | Cadernos da Pandemia; |
| Reference: | Borges, V. (2020). O trabalho nas artes performativas na era COVID-19: da urgência ao potencial da mudança nas organizações e nas trajetórias de carreira artísticas. EM Tânia Leão (Eds.). Em suspenso: reflexões sobre o trabalho artístico, cultural e criativo na era Covid-19 (pp. 30-39). Universidade do Porto. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10071/26322 |
| ISBN: | 978-989-8969-61-3 |
| Keywords: | Trabalho artístico Organizações -- Organizations Profissionais das artes performativas |
| Abstract: | O trabalho artístico tem sido alvo de muitas e profundas transformações que se agravam em períodos de crise, como este que vivemos associado ao Covid-19. A rápida e vasta propagação do vírus e os seus efeitos radicais levaram ao cancelamento dos espetáculos ao vivo e ao encerramento dos espaços culturais. Nestes espaços incluem-se teatros, salas de ensaios e estúdios de dança, teatro, música, filmagens, salas de concertos, espaços lúdicos e recreativos. Em Portugal, como nos outros países europeus e um pouco por todo o mundo, o trabalho dos profissionais dos setores culturais e artísticos foi dos mais afetados, em especial, no domínio das artes performativas. Não é de estranhar, as condições de trabalho destes profissionais são as mais vulneráveis e precárias, as suas trajetórias de carreira as mais incertas e as desigualdades em relação ao volume de trabalho e aos rendimentos auferidos são assinaláveis, face à situação dos sistemas de produção das indústrias culturais e de outros setores de atividade. A investigação feita nos últimos 20 anos e os testemunhos dos artistas e profissionais das artes retratavam a situação e denunciavam o seu agravamento, desde 2008. Neste texto, analisa-se como é que as políticas públicas e as organizações gerem e enfrentam a crise, concluindo-se que, depois da urgência, são estas organizações e estas pessoas o nosso maior potencial para a mudança nas artes. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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