Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26253
Author(s): Rocha, João Miguel Rodrigues
Advisor: Sequeira, Isabel Soromenho
Date: 29-Sep-2022
Title: Plano de comunicação digital para a Yorn
Reference: Rocha, J. M. R. (2022). Plano de comunicação digital para a Yorn [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26253
Keywords: Marketing
Plano de comunicação digital
Ferramentas de comunicação online
Digital communication plan
Online communication tools
Abstract: O presente projeto de tese é a elaboração de um plano de comunicação digital para a Yorn, uma marca do setor das telecomunicações que pertence à Vodafone Portugal e é dirigida exclusivamente a jovens. Para o efeito, foi necessário conhecer em detalhe o mercado das telecomunicações e do serviço telefónico móvel português, proceder à análise da concorrência e à análise interna da marca Yorn. Além disso, foram utilizadas várias metodologias, entre as quais é possível destacar as entrevistas a stakeholders, o inquérito a potenciais clientes da marca e o benchmarking à performance digital dos concorrentes. Assim, o plano de comunicação digital proposto acrescenta novas ferramentas digitais, tais como a introdução da rede social TikTok e a criação de uma estratégia de email marketing, para além de várias recomendações à presença online e às ferramentas atuais da marca, com o intuito de criar e impulsionar a existência de uma comunidade Yorn no mundo digital. O público-alvo que a Yorn pretende atingir está inserido na Geração Z e é caracterizado como sendo bastante exigente, atento e informado, para além de que utiliza múltiplas plataformas para suportar as suas decisões de compra, entre as quais, os seus grupos de amigos, influenciadores e as redes sociais. Desta forma, o principal objetivo do projeto é fornecer à Yorn um plano de comunicação digital que ajude a marca a comunicar com o público-alvo de modo eficaz e que a promova no contexto digital, através do aumento da notoriedade, do alcance, da conversão, do engagement e da informação sobre o serviço.
This thesis project is an elaboration for a Yorn digital communication plan, a brand in the telecommunications sector that belongs to Vodafone Portugal and exclusively aims at young people. For this purpose, it was necessary to know in detail the telecommunications market and the Portuguese mobile service, perform an analysis of the competition and an internal analysis of Yorn brand. In addition, several methodologies were used, among which it is possible to highlight the interviews with stakeholders, the survey of potential customers of the brand and benchmarking of competitors digital performance. In this sense, the proposed digital communications plan includes new digital tools, such as the introduction of the TikTok social network and the creation of an email marketing strategy, in addition to several recommendations for online presence and current brand tools, in order to create and promote the existence of a Yorn community in the digital world. The target audience that Yorn intends to reach is part of generation Z that is characterized as being very demanding, attentive and informed, in addition to the use of multiple platforms to support their purchase decisions, including their groups of friends, influencers and social networks. Therefore, the main objective of the project is to provide Yorn with a digital communication plan that helps the brand communicate with their target audience effectively and to promote it in a digital context, through increased awareness, reach, conversion, engagement and service information.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_joao_rodrigues_rocha.pdf5,12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.