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http://hdl.handle.net/10071/26213
Autoria: | Fernandes, S. C. Arriaga, P. Esteves, F. |
Editor: | Francisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento e Octvian Postolache |
Data: | 2021 |
Título próprio: | Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças |
Volume: | 1 |
Título e volume do livro: | Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte |
Paginação: | 105 - 134 |
Referência bibliográfica: | Fernandes, S. C., Arriaga, P., & Esteves, F. (2021). Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças. Em Francisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento, & Octvian Postolache (Eds,). Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte (Vol. 1, pp.107-134). Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. |
ISSN: | 2184-9676 |
Resumo: | Neste estudo foram desenvolvidos três tipos de materiais educacionais pré-operatórios e testada a sua eficácia na preparação de crianças para a cirurgia, através da análise das preocupações pré‑operatórias das crianças e da ansiedade parental. A amostra recolhida em três hospitais de Lisboa é composta por 125 crianças, entre os 8 e os 12 anos de idade, admitidas em contexto de cirurgia de ambulatório. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por uma de sete condições independentes, as quais foram combinadas nos seguintes três grupos: um grupo experimental, que recebeu materiais educativos com informações sobre a cirurgia e a hospitalização (um jogo de tabuleiro, um vídeo ou um livro); um grupo de comparação, que recebeu material lúdico no mesmo formato; e um grupo de controlo que não recebeu materiais. As preocupações pré-operatórias das crianças e a ansiedade dos pais foram avaliadas após a manipulação experimental. As crianças que receberam materiais educativos mostraram‑se significativamente menos preocupadas com a cirurgia e com os procedimentos hospitalares do que as crianças dos grupos de comparação e controlo, embora não tenha sido encontrada qualquer diferença estatística entre os materiais testados no grupo experimental e não tenha ocorrido qualquer efeito significativo no estado de ansiedade parental. No geral, os resultados apoiam a hipótese de que fornecer materiais pré-operativos com informação educativa reduz as preocupações pré-operativas das crianças. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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