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dc.contributor.authorFernandes, S. C.-
dc.contributor.authorArriaga, P.-
dc.contributor.authorEsteves, F.-
dc.contributor.editorFrancisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento e Octvian Postolache-
dc.date.accessioned2022-10-10T09:16:12Z-
dc.date.available2022-10-10T09:16:12Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFernandes, S. C., Arriaga, P., & Esteves, F. (2021). Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças. Em Francisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento, & Octvian Postolache (Eds,). Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte (Vol. 1, pp.107-134). Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.-
dc.identifier.issn2184-9676-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26213-
dc.description.abstractNeste estudo foram desenvolvidos três tipos de materiais educacionais pré-operatórios e testada a sua eficácia na preparação de crianças para a cirurgia, através da análise das preocupações pré‑operatórias das crianças e da ansiedade parental. A amostra recolhida em três hospitais de Lisboa é composta por 125 crianças, entre os 8 e os 12 anos de idade, admitidas em contexto de cirurgia de ambulatório. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por uma de sete condições independentes, as quais foram combinadas nos seguintes três grupos: um grupo experimental, que recebeu materiais educativos com informações sobre a cirurgia e a hospitalização (um jogo de tabuleiro, um vídeo ou um livro); um grupo de comparação, que recebeu material lúdico no mesmo formato; e um grupo de controlo que não recebeu materiais. As preocupações pré-operatórias das crianças e a ansiedade dos pais foram avaliadas após a manipulação experimental. As crianças que receberam materiais educativos mostraram‑se significativamente menos preocupadas com a cirurgia e com os procedimentos hospitalares do que as crianças dos grupos de comparação e controlo, embora não tenha sido encontrada qualquer diferença estatística entre os materiais testados no grupo experimental e não tenha ocorrido qualquer efeito significativo no estado de ansiedade parental. No geral, os resultados apoiam a hipótese de que fornecer materiais pré-operativos com informação educativa reduz as preocupações pré-operativas das crianças.por
dc.language.isopor-
dc.publisherIscte – Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/PIDDAC/SFRH%2FBD%2F61041%2F2009/PT-
dc.relationUID/PSI/03125/2013)-
dc.relation.ispartofSaúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleTransmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em criançaspor
dc.typebookPart-
dc.pagination105 - 134-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume1-
dc.date.updated2023-02-23T14:48:46Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82789-
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