Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26213
Autoria: Fernandes, S. C.
Arriaga, P.
Esteves, F.
Editor: Francisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento e Octvian Postolache
Data: 2021
Título próprio: Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças
Volume: 1
Título e volume do livro: Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte
Paginação: 105 - 134
Referência bibliográfica: Fernandes, S. C., Arriaga, P., & Esteves, F. (2021). Transmitir informação pré-operatória a crianças em cirurgia de ambulatório: Um estudo experimental que testa diferentes materiais educativos para reduzir as preocupações pré-operatórias em crianças. Em Francisco Nunes, Cristina Camilo, Generosa do Nascimento, & Octvian Postolache (Eds,). Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte (Vol. 1, pp.107-134). Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
ISSN: 2184-9676
Resumo: Neste estudo foram desenvolvidos três tipos de materiais educacionais pré-operatórios e testada a sua eficácia na preparação de crianças para a cirurgia, através da análise das preocupações pré‑operatórias das crianças e da ansiedade parental. A amostra recolhida em três hospitais de Lisboa é composta por 125 crianças, entre os 8 e os 12 anos de idade, admitidas em contexto de cirurgia de ambulatório. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por uma de sete condições independentes, as quais foram combinadas nos seguintes três grupos: um grupo experimental, que recebeu materiais educativos com informações sobre a cirurgia e a hospitalização (um jogo de tabuleiro, um vídeo ou um livro); um grupo de comparação, que recebeu material lúdico no mesmo formato; e um grupo de controlo que não recebeu materiais. As preocupações pré-operatórias das crianças e a ansiedade dos pais foram avaliadas após a manipulação experimental. As crianças que receberam materiais educativos mostraram‑se significativamente menos preocupadas com a cirurgia e com os procedimentos hospitalares do que as crianças dos grupos de comparação e controlo, embora não tenha sido encontrada qualquer diferença estatística entre os materiais testados no grupo experimental e não tenha ocorrido qualquer efeito significativo no estado de ansiedade parental. No geral, os resultados apoiam a hipótese de que fornecer materiais pré-operativos com informação educativa reduz as preocupações pré-operativas das crianças.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_82789.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.