Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26210
Author(s): Marques, Vera Serrano
Advisor: Saraiva, Magda
Garrido, Margarida Vaz
Date: 29-Jul-2022
Title: Influência do método de colaboração na codificação de desinformação
Reference: Marques, V. S. (2022). Influência do método de colaboração na codificação de desinformação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26210
Keywords: Falsas memórias
Desinformação
Gupos colaborativos
Misinformation
False memories
Collaborative groups
Abstract: A memória é um processo cognitivo falível e maleável, suscetível a distorções, e à produção de falsas memórias. As falsas memórias correspondem à recordação de eventos ou informações que não aconteceram, ou que não aconteceram exatamente da forma como o indivíduo os relata. A produção de falsas memórias em tarefas de memória individual tem sido bastante estudada. Contudo, a memória é uma atividade social e cooperativa, e a partilha de informação é inerente à interação social. Os estudos acerca da produção de falsas memórias em contexto de interação social são escassos, e apresentam resultados mistos. O presente estudo teve como objetivo analisar a aceitação de informação falsa (desinformação) em tarefas de memória colaborativa. Especificamente, pretendemos comparar dois métodos colaborativos - o método vez-à-vez com o de discussão livre - e verificar qual deles favorece uma maior aceitação de desinformação. Para tal, conduzimos um estudo experimental, com recurso ao paradigma da desinformação. Com base na literatura, formulámos como hipótese principal que o método de discussão livre resultaria numa menor aceitação de desinformação por comparação com o método vez-à-vez. Os resultados revelaram que durante a codificação da desinformação, os participantes da condição discussão livre aceitaram mais informação correta e menos desinformação do que os participantes da condição vez-à-vez. Numa tarefa de evocação individual final, os participantes da condição discussão livre recordaram menos desinformação que os da condição vez-à-vez. Este resultado sugere que as oportunidades de discussão oferecidas pelo método de discussão livre favorecem a rejeição da desinformação.
Memory is a fallible and malleable cognitive process, susceptible to distortions and the production of false memories. False memories correspond to the recollection of events or information that did not happen or did not happen exactly the way the individual reports them. The production of false memories in individual memory tasks has been extensively studied. However, memory is a social and cooperative activity, and sharing information is inherent to social interaction. Studies on the production of false memories in the context of social interaction are scarce and present mixed results. This study analyzed the acceptance of false information (misinformation) in collaborative memory tasks. Specifically, we compared two collaborative methods - the turn-taking method with the free for all method – to determine which one favors a greater acceptance of misinformation. To this end, we conducted an experimental study using the misinformation paradigm. Based on the literature, our main hypothesis was that the free-for-all method would result in less acceptance of misinformation than the turn-taking method. The results revealed that during the misinformation encoding, participants in the free for all condition accepted more correct information and less misinformation than participants in the turn-taking condition. In a final individual recall task, participants in the free for all condition recalled less misinformation than those in the turn-taking condition. This result suggests that the discussion opportunities offered by the free for all method favor misinformation rejection.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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