Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26026
Autoria: Santos, S.
Data: 2022
Título próprio: Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha
Título da revista: Ex aequo
Número: 45
Paginação: 15 - 30
Referência bibliográfica: Santos, S. (2022). Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha. Ex aequo, 45, 15-30. http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.03
ISSN: 0874-5560
DOI (Digital Object Identifier): 10.22355/exaequo.2022.45.03
Palavras-chave: Teorias feministas do Direito
Professoras de Direito
Estudos de caso
Alemanha
Inglaterra
Resumo: Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Com base em dois estudos de caso, discutem-se as condições e os impactos da docência no feminino. O argumento principal é que a entrada de professoras de Direito nas universidades fez-se, desde o início, num processo de apoio e entreajuda entre colegas dentro e fora da academia, beneficiando das lutas dos movimentos feministas, das cumplicidades com aliados homens e de janelas de oportunidade políticas. Atualmente, a universidade neoliberal dificulta o trabalho em equipa, promove a competição a vários níveis e isola os/as profissionais. Em simultâneo, desvaloriza disciplinas e áreas de investigação sem uma tradução imediata em indicadores de empregabilidade e de sustentabilidade financeira.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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